Brasil
Ministério da Cidadania envia mensagens a 650 mil pessoas para devolverem dinheiro do auxílio emergencial
O Ministério da Cidadania começou a enviar, nesta semana, mensagens de texto via celular (SMS) para cobrar o ressarcimento de auxílio emergencial pago indevidamente. O comunicado vai orientar sobre a devolução dos recursos e o pagamento de Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF).
Segundo o governo federal, nessa quarta e nesta quinta-feira (dias 18 e 19), serão notificadas cerca de 650 mil pessoas que devem restituir os recursos à União. De acordo com a Cidadania, esses trabalhadores pertencem ao grupo que se cadastrou via meios digitais para receber o auxílio em meio à pandemia de Covid-19.
Há dois casos em que a devolução se faz necessária. O primeiro deles inclui pessoas que, ao prestarem contas com o Leão do Imposto de Renda, declararam um rendimento tributável acima de R$ 22.847,76 no ano passado, ficando obrigadas a devolver o auxílio recebido.
De acordo com Ronaldo Navarro, secretário de Avaliação e Gestão da Informação do Ministério da Cidadania, esses beneficiários, ao declararem o Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) de 2021 (ano-base 2020), geraram um DARF para a restituição de parcelas do auxílio emergencial, mas ainda não efetuaram o pagamento.
O Ministério da Cidadania destaca que, nesse grupo, estão pessoas com indicativo de recebimento de um segundo benefício assistencial do governo federal — como aposentadoria, seguro-desemprego ou Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda (BEm) — cidadãos com vínculo empregatício na data do requerimento do auxílio emergencial ou trabalhadores identificados com renda incompatível com o recebimento do auxílio.
Fonte: Ceará Agora
-
Brasil7 dias atrásBanco do Nordeste terá R$ 60,9 bilhões para financiar projetos em 2027
-
Noticias6 dias atrásCeará registra 586 doações de córneas no primeiro semestre de 2026
-
Ceará6 dias atrásNovo aeroporto regional de Quixeramobim enfrenta possíveis entraves, diz secretário de Turismo
-
Educação6 dias atrásMais de 1,8 mil escolas do Ceará têm internet com velocidade inadequada
-
Iguatu3 dias atrásElmano aparece numericamente à frente de Ciro em nova pesquisa e consolida vantagem na espontânea
-
Brasil3 dias atrásSenado: Cid amplia liderança e segunda vaga fica embolada
-
Noticias3 dias atrásEstudo mostra que principais inteligências artificiais podem reproduzir informações falsas
-
Entretenimento3 dias atrásRock in Rio 2026: Elton John lidera destaques, enquanto Nelly e MGK ficam entre as decepções
