Regional
Paróquia de Icó celebra abertura do jubileu dos 300 anos
A paróquia de Nossa Senhora da Expectação, celebrou na noite do último domingo (15), a Santa Missa de abertura do Jubileu que comemora os 300 anos de fundação da paróquia, a celebração foi realizada campal, em frente à igreja Matriz e presidida pelo administrador diocesano Pe. João Batista.
Com o tema: “Ô Mãe Santíssima da Expectação, olhai coom ternura e proteção, para esta Paróquia que caminha rumo ao Jubileu do 300 anos! “
“De ontem dia 15, até o final deste ano de 2021, a réplica da imagem de Nossa Senhora da Expectação, percorrerá nas casas das famílias icoenses próximo ano 2022 a réplica percorrerá todas as comunidades pertencentes da nossa paróquia”. Destacou Frei Cassiano Rodrigues pároco da paróquia de Nossa Senhora da Expectação.
IGREJA DE NOSSA SENHORA DA EXPECTAÇÃO
A capela que deu origem à Igreja de Nossa Senhora da Expectação do Icó foi construída por Francisco de Monte Silva, um dos primeiros sesmeiros a ocupar a região, ainda na primeira metade do século XVIII. Em 20 de agosto de 1744, o cura do Icó, João Saraiva de Araújo, afirmou que a Igreja Matriz encontrava-se desprovida de ornamentos e paramentos para os cinco altares, de portas e de púlpito, dificultando as celebrações. A igreja possui um cruzeiro à sua frente.
A fachada é composta por uma única torre à sua esquerda, com sino, base octogonal e terminação piramidal, também octogonal. As três portas principais, correspondentes à nave central, são almofadadas e as superiores são guarnecidas por balcões de ferro. Os vãos das portas principais possuem arco abatido. Os frontões do corpo central e da área correspondente à circulação lateral direita são triangulares, com cimalhas encurvadas e alteadas, volutas e coruchéus diversos. Na verga da porta principal há uma inscrição datada de 1785.
Nas igrejas cearenses há raríssimos casos de sacristias perpendiculares ao eixo da igreja, como ocorre na Matriz da Expectação do Icó. O espaço interno sofreu alterações, como a abertura de arcadas para os corredores laterais. A igreja ainda conserva o sacrário original em talha, a prataria e imagens antigas. O retábulo original, entalhado por António Corrêa de Araújo, natural da freguesia de São Miguel de Seide, já não mais existe. Clóvis Ramiro Jucá Neto
Fonte: Icó News
-
Iguatu1 semana atrásIguatu é acionado na Justiça por falhas em repasses de consignados; bancos terão que apresentar relatórios
-
Cultura2 semanas atrásMinistério da Cultura, Fundação Raimundo Fagner e Grupo Três Corações apresentam nova produção cênico-musical inspirado em Dom Quixote em Fortaleza e Orós
-
Noticias2 semanas atrásDistribuição do vale-recarga de gás de cozinha começa nesta segunda (24); veja quem pode receber
-
Noticias2 semanas atrásLula retorna ao Ceará para lançar Polo Automotivo e dar início à produção do Chevrolet Spark
-
Mundo1 semana atrásVulcão na Etiópia entra em erupção pela primeira vez em milhares de anos
-
Noticias1 semana atrásVoos internacionais são suspensos na Venezuela após alerta sobre intensificação militar
-
Educação1 semana atrásNovas suspeitas indicam que Edcley vazou mais itens do Enem antes da prova
-
Noticias1 semana atrásNikolas Ferreira recebe condenação de R$ 40 mil por comentário contra mulher trans

