Ceará
Produção de ovos do Ceará é a terceira em expansão no País
A produção de ovos de galinha bateu recorde para um primeiro trimestre (janeiro a março) no Brasil e o Ceará foi o terceiro estado que mais contribuiu para este resultado neste início de 2021.
Foram 978,25 milhões de dúzias no País, no período, chegando a 3,31 milhões de dúzias a mais (alta de 0,3%) na comparação com o primeiro trimestre do ano passado. O aumento se deu em 18 das 26 unidades da Federação pesquisadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Na análise quantitativa, os maiores acréscimos se deram em Mato Grosso do Sul (+5,87 milhões de dúzias), Bahia (+5,34 milhões), Ceará (+4,84 milhões) e Amazonas (+3,59 milhões). Já as maiores quedas ocorreram em São Paulo (-16,85 milhões) e Paraná (-3,52 milhões).
Apesar de retração, São Paulo ainda se mantém como maior produtor de ovos no 1º trimestre de 2021, com 27,6% do mercado nacional, seguido agora por Minas Gerais (9%) e Espírito Santo (9%). O Paraná caiu da segunda para a 4ª posição, com 8,6% do total brasileiro.
Já na avaliação ao trimestre imediatamente anterior (outubro a dezembro de 2020) houve recuo de 1,3% na produção de ovos de galinha.
Em relação ao recorde para um 1º trimestre, o pico registrado foi em março. Somente neste mês, a produção de 340,09 milhões de dúzias foi a maior já registrada para iguais períodos, levando em consideração a série histórica da pesquisa, iniciada em 1987. Segundo o IBGE, apesar de uma alta nos custos de produção, a demanda segue aquecida pelo preço acessível da proteína.
Fonte: O Povo
-
Brasil2 semanas atrásPesquisa Atlas/Bloomberg revela empate em eventual segundo turno, mas aponta Lula próximo de vitória ainda no primeiro
-
Iguatu2 semanas atrásSuposta fraude em abastecimento é atribuída a veículos ligados à ex-secretária de Saúde de Acopiara após fim da gestão
-
Noticias2 semanas atrásAneel retoma em março discussão sobre renovação do contrato da Enel Ceará
-
Noticias2 semanas atrásFortaleza pode ser a primeira capital do país a adotar tarifa zero no transporte coletivo
-
Iguatu6 dias atrásEXCLUSIVO: Fumaça, barulho e relatos de doenças: por que fundição segue operando em bairro residencial de Iguatu?
-
Noticias2 semanas atrásInstituto Nacional de Meteorologia alerta para chuvas intensas em 38 municípios do Ceará
-
Noticias1 semana atrásCâmara aprovou projeto de lei que autoriza a venda de medicamentos em redes de supermercados
-
Noticias2 semanas atrásBombeiros confirmam 47 mortes após temporais em Juiz de Fora e Ubá, em Minas Gerais

