Conecte-se conosco

Ceará

Governador visita laboratório da Uece que desenvolve vacina cearense contra a Covid-19

Publicado

on

O Laboratório de Biotecnologia e Biologia Molecular (LBBM) da Universidade Estadual do Ceará (Uece) é o responsável pelo desenvolvimento da vacina HH-120-Defenser, imunizante cearense que aguarda autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para ser testado em humanos. Na manhã desta sexta-feira (14), o governador Camilo Santana foi até o local para conversar com os pesquisadores e conhecer o local onde está sendo alimentado o sonho cearense de produzir sua própria vacina contra a Covid-19.

A ida do chefe do Executivo estadual ao laboratório foi um gesto para dar visibilidade ao trabalho de muitos estudiosos que dedicam suas carreiras a pesquisar formas de melhorar a vida da população. “Estamos aqui para mostrar o papel da Ciência e da pesquisa da nossa Universidade. É através da Ciência e da pesquisa que se desenvolvem tecnologias e ações para salvar vidas, melhorar a economia e a vida das pessoas. Essa é a compreensão que o Estado tem ao investir na ciência e tecnologia”, enfatizou o governador.

O estudo da vacina cearense começou em abril de 2020, tendo como ponto de partida o conhecimento já existente sobre o coronavírus aviário atenuado, semelhante ao SARS- CoV-2, e que já vem sendo utilizado há muito tempo e não tem potencial agressor em humanos, como explica a coordenadora do LBBM, Izabel Florindo Guedes. “É um vírus não infectante para humanos, mas ele induz a uma resposta de proteção. Faz com que as pessoas desenvolvam anticorpos, neutralizando o SARS-CoV-2, que é um vírus que ainda estamos aprendendo sobre ele”, comentou a professora imunologista.

De acordo com Ney Carvalho, pesquisador do LBBM/Uece e doutorando do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia, a “ideia foi justamente fazer uma vacina que pudesse ter um custo barato e consequentemente apresentar uma resposta imune satisfatória, e foi isso que aconteceu”. Ney conclui que a vacina já é muito estudada no mundo, mas com foco para uma outra área. “Agora a gente resolveu adotar dentro da área humana e os resultados têm sido promissores”, revela.

A HH-120-Defenser aguarda aprovação da Anvisa para iniciar o teste em humanos, que contará com três etapas: 100 pessoas adultas, de idade entre 18 e 60 anos, que não possuam comorbidades; pessoas com comorbidades que tenham mais de 60 anos; e, por fim, os testes em milhares de pessoas de variados perfis. A primeira fase da investigação foi feita em camundongos e concluída com sucesso. O governador comemorou o fato da solução para a pandemia poder ser encontrada dentro de casa. “Desde o ano passado que temos tentado comprar vacinas da Pfizer, Sputinik, da China, e agora temos a possibilidade de ter uma vacina produzida aqui no Ceará, com custo mais baixo, melhor aplicabilidade. Isso é Ciência, isso é pesquisa”, enalteceu.

Camilo Santana afirmou que o Governo do Ceará já está articulando com outros órgãos, como a Universidade Federal do Ceará (UFC) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), para construir uma corrente na área de pesquisa e desenvolvimento da vacina. O gestor estadual também citou outras pesquisas que estão em andamento na Uece e que podem ajudar no combate à pandemia, como a produção de um respirador e um teste rápido de baixo custo.

O titular da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), Inácio Arruda, reconheceu o papel da universidade neste momento difícil que a humanidade atravessa. “É um fato histórico. Há alguns anos que a gente lida com a Universidade Estadual e este é um momento muito peculiar por causa da pandemia. A universidade voltou-se para discutir e pesquisar esse vírus tão letal”, disse. O secretário destacou que o governador decidiu direcionar recursos do Fundo de Inovação Tecnológica para a pesquisa da vacina.

Pesquisa para melhorar a vida

A universidade pública é responsável por cerca de 90% das pesquisas desenvolvidas no Brasil. Para o reitor da Uece, Hidelbrando dos Santos Soares, o Estado tem um potencial imenso no desenvolvimento de novas ideias. “As nossas universidades estaduais, juntamente com todo o ecossistema de universidades que temos no Ceará, são uma preciosidade. Temos um hub de talentos e isso aqui é um exemplo concreto e objetivo da inteligência e engenhosidade que o cearense tem muito bem representado nas suas universidades”, elogiou.

Para o governador Camilo Santana, investindo nesses setores é que vamos conseguir avançar como sociedade e estado. “Todos as tecnologias e avanços saem de dentro das universidades, da pesquisa. É fundamental investir em ciência e tecnologia. Nenhum país se liberta sem investir em educação, ciência e tecnologia”, reforça.

Na mesma linha, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho (Dr. Cabeto), secretário da Saúde, mencionou o papel transformador da pesquisa na sociedade. “Aqui está plantada uma filosofia sobre o crédito de entender que a Ciência é capaz de produzir um estado forte. O Ceará não só valoriza as pessoas, mas valoriza o desenvolvimento através da produção do conhecimento, que é a única forma de transformar um estado mais igual, com mais equidade e mais acesso”, reconheceu.

Fonte: Governo do Ceará

Radio Ao vivo

00:00

SAIU NA MAIS

anúncio
CeLelebridades3 horas atrás

COLUNA: CeLELEbridades

Americando3 horas atrás

AMERICANDO: Caminhei em um jardim de ipês

Noticias7 horas atrás

Justiça Eleitoral declara inelegibilidade de candidato iguatuense acusado de negociar apoio com traficante

Economia8 horas atrás

MEIs precisam cumprir uma nova exigência para a emissão de nota fiscal

Ceará8 horas atrás

Ceará apresenta tendência a extremos de temperatura nas regiões do Cariri, Jaguaribana e litoral

Noticias8 horas atrás

Várzea Alegre: Dois homens atropelaram uma adolescente enquanto faziam manobras perigosas em moto

Videos10 horas atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 31/03/2025

Iguatu3 dias atrás

Ministério Público de Iguatu investiga contratação sem licitação de empresa de limpeza urbana e Ecolix solicita audiência urgente

Videos3 dias atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 28/03/2025

Noticias3 dias atrás

Ministério Público Eleitoral afirma que houve uso irregular de combustível da prefeitura de Iguatu

Economia3 dias atrás

Chagas Vieira diz que PIB do Ceará em 2024 cresceu quase o dobro do Brasil

Noticias3 dias atrás

Voo com 116 brasileiros deportados dos Estados Unidos aterrissou em Fortaleza

Ceará3 dias atrás

Programa Agente Jovem Ambiental oferece 9.591 vagas em todos os 184 municípios do estado

Videos3 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 28/03/2025 – Como consegue trabalhar em 3 empregos (dois na Prefeitura) e ainda ser vereador?

Videos3 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 28/03/2025

Videos4 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 27/03/2025 – A novela da coleta de lixo: Será que tem “jabuti” na história?

Noticias5 dias atrás

DIREITO E CIDADANIA: A ÁGUA DE TODOS NÓS E A POLUIÇÃO NOS RESERVATÓRIOS PÚBLICOS

Esportes5 dias atrás

Qual a situação do Brasil nas eliminatórias da Copa?

Noticias5 dias atrás

Parlamentares reagiram à decisão do STF que tornou Bolsonaro réu no inquérito sobre o plano de golpe

Noticias5 dias atrás

Guarda municipal é preso por envolvimento em ataques contra empresas de internet

Iguatu5 dias atrás

MPCE apura denúncias de negligência na Unidade de Acolhimento Institucional de Iguatu

Videos5 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 26/03/2025 – Coleta de lixo em Iguatu começa antes de contrato ser fechado, com custo previsto de R$ 3,2 milhões

Noticias5 dias atrás

Jovem com deficiência intelectual foi vítima de violência, durante abordagem policial

Noticias5 dias atrás

Polo Automotivo do Ceará terá incentivos fiscais federais

Noticias5 dias atrás

Previsão de onda de calor nas regiões litorâneas e no Centro Sul do Ceará

Iguatu6 dias atrás

Roberto Filho ignora decisão judicial ao empregar 483 apadrinhados, burlando concurso público

Videos1 semana atrás

Rompimento de adutora interrompe abastecimento em Iguatu

Videos1 semana atrás

Balaio de Gatos – Edição 24/03/2025 – A cidade está sendo limpa. Só coloque o lixo na rua no dia de coleta

Noticias1 semana atrás

Previsão de instabilidade atmosférica e ocorrência de chuvas isoladas, no Ceará

Noticias1 semana atrás

Cientistas cearenses desenvolvem pulseira capaz de identificar alergias a medicamentos e obtêm financiamento de R$ 1,4 milhão

EM ALTA

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.