Ceará
Mais de 1,3 mil processos trabalhistas envolvem Covid-19 no Ceará
A pandemia do novo coronavírus trouxe uma série de situações novas às quais a sociedade precisa se adaptar, refletindo também em novos conflitos na área trabalhista. Até a última quinta-feira (15), o Tribunal Regional do Trabalho do Ceará (TRT-CE) já registrava 1.323 processos trabalhistas envolvendo a Covid-19 no Estado desde o início da crise sanitária.
Entre as principais causas das ações judiciais, o desembargador Antonio Parente, coordenador do Centro de Conciliações (Cejusc) do TRT/CE, lista a de profissionais do grupo de risco para se manterem em home office e pedidos de fornecimento de equipamentos de proteção individual (EPIs) por empregadores.
“Nós resolvemos muitos casos envolvendo Covid-19. Um deles, por exemplo, é relacionado aos hospitais universitários, no qual determinamos que os profissionais do grupo de risco exerçam o trabalho remoto e, em impossibilidade de trabalho à distância, não tenha contato com pacientes suspeitos de Covid-19”, aponta.
APLICATIVOS DE TRANSPORTE
Ele lembra também de ações envolvendo empresas de transporte por aplicativo, como Uber e 99, que foram obrigadas a fornecer EPIs aos motoristas parceiros, como máscaras, álcool em gel e higienização dos veículos. O caráter da decisão também foi o mesmo com os entregadores por aplicativo.
“Também fomos demandados para majorar o adicional de insalubridade dos profissionais da linha de frente, de 20% para 40%. Esse ainda está sob análise. Eles argumentam que estão expostos a alto risco de contágio, de risco biológico”. Antonio Parente, Desembargador.
O desembargador pontua que, apesar de a lei trabalhista exigir que as empresas sejam responsáveis pelo fornecimento de equipamentos em caso de home office, o TRT-CE ainda não registrou processo com essa motivação.
Fonte: Diário do Nordeste
-
Iguatu4 semanas atrásMP investiga projeto da Prefeitura de Iguatu e vê possível “promoção sem concurso” para motoristas da saúde
-
Ceará3 semanas atrásEspetáculo “Quando as Máquinas Param” promove discussão sobre violência doméstica nas cozinhas das periferias de Fortaleza
-
Iguatu4 semanas atrásMinistério Público Investiga Uso de Garis da Prefeitura em Evento Privado em Iguatu
-
Iguatu4 semanas atrásJustiça determina prazo para Município regularizar repasses dos consignados; SPUMI segue vigilante
-
Iguatu4 semanas atrásJustiça impede exoneração em massa de ACS e ACE em Iguatu e reconhece validade dos vínculos de 2019
-
Iguatu4 semanas atrásCiro e o Preço da Aliança: O Ceará Vai Cobrar as Contradições?
-
Iguatu3 semanas atrásALERTA NA CÂMARA: Jurídico do SPUMI analisa riscos no PL 036 que, supostamente, pode impactar salários, anuênios e insalubridade em Iguatu
-
Esportes3 semanas atrásIguatu assegura classificação antecipada para a segunda fase da Série D

