Connect with us
SSPDS.CE.GOV.BR

Ceará

Em 2021, Ceará tem mais de um teste positivo para Covid por minuto

Publicado

on

É provável que, no tempo de leitura desta matéria, pelo menos seis novos testes para Covid-19 deem positivo no Ceará. Isso porque, em 2021, a média de confirmações de exames em todo o Estado é de 1,6 a cada minuto.

O levantamento do Diário do Nordeste se baseia em dados da plataforma IntegraSUS, da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), entre 1º de janeiro e 15 de abril deste ano, colhidos até 11h30 da última sexta-feira (16). Os dados podem variar conforme a inclusão de novos resultados no sistema.

No Ceará como um todo, já foram analisados e liberados 627.403 exames, entre positivos, negativos e inconclusivos. Destes, 251.582 confirmaram a infecção pelo vírus Sars-Cov-2, representando taxa de positividade de 40,1%. A análise também considera o tempo decorrido nos primeiros 105 dias do ano.

O intervalo entre os diagnósticos confirmados variam de acordo com a região de saúde do paciente. A única com resultado semelhante ao geral é a região de Fortaleza, que agrega a Capital e mais 43 municípios. Nela, a média foi de um teste positivo por minuto.

Após a macrorregião de Fortaleza, aquela com menor média é a de Sobral, com um teste positivo a cada 4 minutos. Por outro lado, a com maior intervalo é a do Sertão Central, onde testes confirmados aparecem praticamente a cada 14 minutos.

FORTALEZA

Na Capital do Estado, os testes positivos saem a cada 1 minuto e 30 segundos, segundo o levantamento. Até o dia 15 de abril, foram liberados 249.604 testes, dos quais 101.260 deram positivo – a taxa de positividade ficou em 40,5%.

Os exames da autônoma Eliane Staut, 36, e do marido, o motorista Marcelo Staut, 46, deram positivo no dia 29 de março, após uma semana de sintomas leves confundidos com rinite e sinusite, que foram piorando com febre e dores no corpo.

No dia 3 de abril, sem melhorar com os medicamentos e com saturação de oxigênio baixa, Marcelo foi ao hospital. Lá, descobriu comprometimento de 50% dos pulmões e ficou internado. No dia 6, foi intubado em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Também no dia 6, já preocupada com o esposo, Eliane também se internou após sentir forte cansaço aos menores esforços. Já no dia 14 de abril, ela finalmente comemorou alta da doença. Agora, em casa, espera o retorno do marido, que tem apresentado boa reação ao tratamento.

Fonte: Diário do Nordeste

Continue lendo
anúncio

Novidades

anúncio

EM ALTA