Ceará
Paçoca, cunhã, Itapipoca… Veja palavras do português e nomes de cidade do Ceará com origem indígena
Paçoca, cunhã, caatinga… A lista de palavras da atual língua portuguesa — algumas dela com forte presença no Ceará — é extensa. Muitos termos, expressões e até nomes de cidades vêm do tupi antigo, e continuam no tupi moderno, além do próprio português.
Jardel Potiguara, liderança indígena de Monsenhor Tabosa, no interior do estado, listou para o G1 neste 19 de abril, Dia do Índio, algumas das principais palavras indígenas que ainda são utilizadas no português. Entre elas, tem até nomes comuns como “Tainá” — além das variações — registrado em mais de 320 mil pessoas no País, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Cunhã: mulher;
Tainá: menina;
Caatinga: “mata branca”, designa um bioma;
Paçoca: esmigalhar, farinha;
Nomes das cidades de Tamboril, Meruoca, Itapipoca.
“A gente sabe que a língua indígena ainda está viva e bem presente aqui no estado do Ceará. A gente sabe que existem muitas palavras presentes no nosso cotidiano que a gente acha, na maioria das vezes, que vem da língua portuguesa”, comenta Jardel, jovem militante da cultura indígena..
Para o representante do povo Potiguara, a língua indígena segue viva e impactando o idioma português. “Existem várias palavras de origem indígena que foram emprestadas à língua portuguesa. Quem não entende acredita que esses termos de origem portuguesa, mas não são. A gente que estuda e luta pela recuperação da língua indígena vai descobrindo palavras que a gente fala e pensava que era do português, mas é do tupi moderno e antigo”, complementa Jardel.
Fonte: G1 CE
-
Iguatu6 dias atrásIguatu recebeu secretário da SDA para assinatura de ordens de serviço de sistemas de abastecimento de água
-
Brasil6 dias atrásGoverno federal cria medidas para combater cambismo digital e garantir água gratuita em eventos
-
Ceará6 dias atrásPesquisa da UFC identifica presença de bisfenóis em caranguejos de manguezais no Ceará
-
Noticias6 dias atrásMorre aos 83 anos o ator e diretor Gracindo Júnior, ícone da televisão Brasileira
-
Brasil5 dias atrásPESQUISAS – Ciro ainda lidera, mas Elmano encurta a distância em ritmo acelerado”.
-
Brasil4 dias atrásConselho Nacional de Política Cultural recebe inscrições até 22 de setembro
-
Brasil5 dias atrásMoraes acusa Mendonça de abuso de autoridade, improbidade e crime de responsabilidade e pede providências a Fachin
-
Mundo6 dias atrásCardiologia mundial redefine conceito de infarto e alerta: exame de sangue isolado não basta para diagnóstico
