Brasil
Em um ano, mortes por Covid-19 superam total de óbitos por Aids desde 1996

O Brasil chegou nessa quarta-feira, 17, a 284.775 mortes em decorrência da Covid-19. O primeiro óbito causado pela doença no País foi divulgado em 17 de março do ano passado. Um ano depois, o novo coronavírus superou marcas históricas de doenças causadas por agentes infecciosos, entre eles o HIV.
De 1996 a 2019, o vírus causador da Aids vitimou 281.278 brasileiros. Em 12 meses, o novo coronavírus matou 3.497 pessoas a mais.
O levantamento é do UOL, que comparou os dados da Covid-19 e do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM), do Ministério da Saúde. O sistema traz números detalhados de mortes no Brasil classificadas em dois períodos: 1980 a 1995 (com menos especificações) e 1996 a 2019 (com mais especificações). Os dados de 2020 ainda não estão disponíveis.
O principal agente externo — como o sistema identifica vírus, bactérias e outros microoganismos que causam doenças fatais — que vitimou brasileiros nesse período foi o HIV, que causa a Aids. Segundo dados do SIM, entre 1996 (primeiro ano que aparece na contabilidade) e 2019 foram 281.278 óbitos no País.
Outras doenças
As doenças por agentes externos que mais mataram, desde 1980, segundo o SIM, são:
HIV/Aids (desde 1996): 281.278 óbitos Tuberculose: 208.975 Doença de Chagas (desde 1996): 115.931
Meningite: 79.648
Hepatite viral: 66.683
Cenários distintos
A Aids é uma doença crônica, com a qual o paciente convive por um período prolongado. Já a Covid-19 é uma doença aguda, que provoca os primeiros sintomas pouco depois da exposição ao vírus e sobrecarrega rapidamente o sistema de saúde.
Devido a essa pressão, o Brasil passa atualmente pelo maior colapso sanitário e hospitalar da sua história, segundo a Fiocruz.
Fonte: O Povo
-
Videos4 dias atrás
Balaio de Gatos – Edição 16/04/2025 – Mais de 44 mil litros de leite deixaram de ser distribuídos em Iguatu desde janeiro
-
Videos6 dias atrás
Balaio de Gatos – Edição 14/04/2025 – Crescem reclamações de perseguição na gestão de Roberto Filho. E se fosse o Ilo Neto?
-
Videos6 dias atrás
AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 14/04/2025
-
Iguatu5 dias atrás
ARCE: Água fornecida à população pode estar contaminada e interdição parcial da ETE de Iguatu é recomendada
-
Iguatu5 dias atrás
Exclusivo: Diálogos revelam suposto acordo de R$ 50 Mil entre candidato e traficante em Iguatu
-
Iguatu6 dias atrás
Secretaria de Agricultura de Iguatu suspende programa do leite e deixa 25 instituições e centenas de famílias sem 44 mil litros de leite há 3 meses
-
Noticias6 dias atrás
Anvisa aprovou registro definitivo da vacina contra a chikungunya no Brasil
-
Noticias6 dias atrás
Projeto permite que mulheres a partir de 18 anos possam adquirir, possuir e portar armas de fogo; entenda