Iguatu
Adoção: MPCE realiza audiência pública para discutir alto número de devoluções em Iguatu
O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio da 3ª Promotoria de Justiça de Iguatu, promoveu, na manhã desta terça-feira (16/03), uma audiência pública virtual para discutir sobre as frequentes desistências de adoções de acolhidos, bem como a ausência de um maior número de adoções no Município, apesar da presença de crianças institucionalizadas em Iguatu disponíveis no Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento (SNA). No encontro, que ocorreu por meio da Plataforma Microsoft Teams, a promotora de Justiça Helga Barreto Tavares, titular da 3ª Promotoria de Justiça de Iguatu, ressaltou que apenas duas adoções foram realizadas em 2019 e 2020 no município. Também foi debatido sobre as constantes evasões de adolescentes residentes na unidade de acolhimento da cidade.
Além da promotora de Justiça, participaram do encontro virtual: a assessora jurídica da unidade, Gabriela Brandão; o coordenador auxiliar do Centro de Apoio Operacional da Infância, da Juventude e da Educação (Caopije), promotor de Justiça Dairton Costa; a juíza titular da 2ª Vara Cível da Comarca de Iguatu, Izabela Mendonça; a defensora pública Adriana Abreu; dos conselheiros tutelares Alzenete e Renato Jamerson; além de representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), da unidade de acolhimento de Iguatu, do Grupo de Apoio à Adoção (GAA) do município, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), dentre outros.
Na audiência pública, dentre os encaminhamentos, ficou definido que o GAA e a professora Moíza Medeiros, do IFCE, encaminharão, em até dez dias, um material com sugestões e considerações a respeito do exposto na reunião. Além disso, a 3ª Promotoria de Justiça de Iguatu solicitou ao Caopije para que o Centro de Apoio disponibilize, de imediato, curso de capacitação complementar, com foco na adoção tardia (criança acima de três anos), com informações detalhadas sobre horários, necessidade de inscrição prévia, disponibilização de certificação, etc.
Fonte: MPCE
-
Iguatu1 semana atrásIguatu é acionado na Justiça por falhas em repasses de consignados; bancos terão que apresentar relatórios
-
Cultura2 semanas atrásMinistério da Cultura, Fundação Raimundo Fagner e Grupo Três Corações apresentam nova produção cênico-musical inspirado em Dom Quixote em Fortaleza e Orós
-
Noticias2 semanas atrásDistribuição do vale-recarga de gás de cozinha começa nesta segunda (24); veja quem pode receber
-
Noticias2 semanas atrásLula retorna ao Ceará para lançar Polo Automotivo e dar início à produção do Chevrolet Spark
-
Mundo1 semana atrásVulcão na Etiópia entra em erupção pela primeira vez em milhares de anos
-
Noticias1 semana atrásVoos internacionais são suspensos na Venezuela após alerta sobre intensificação militar
-
Educação1 semana atrásNovas suspeitas indicam que Edcley vazou mais itens do Enem antes da prova
-
Noticias1 semana atrásNikolas Ferreira recebe condenação de R$ 40 mil por comentário contra mulher trans

