Mundo
Autoridades investigam motivação terrorista em ataque com arma branca na Suécia
Sete pessoas ficaram feridas, três delas em estado gravíssimo, durante um ataque com arma branca na pequena cidade de Vetlanda, na Suécia. A polícia prendeu um afegão de 22 anos, apontado como autor do ataque. A suspeita é de que o ato teve motivação terrorista.
Relatos da imprensa sueca divergem sobre o objeto utilizado pelo agressor. A maioria dos relatos fala em uma faca, mas também foi relatado o uso de um machado. O porta-voz da polícia, Kristian Ljungberg, disse apenas que o agressor tinha uma “arma cortante” nas mãos no momento do ataque, que aconteceu na tarde desta quarta-feira, 3. Ainda de acordo com a polícia sueca, cinco locais foram isolados para perícia.
O hospital que recebeu os feridos no ataque confirmou que três das vítimas correm risco de morte. Outras duas pessoas sofreram ferimentos graves, enquanto o estado dos outros dois classificado como moderado. Também está internado no hospital o autor do ataque, que foi baleado na perna pela polícia. No momento, ele não tem condições de ser interrogado.
A polícia apontou que o autor do ataque é um jovem afegão de 22 anos. Ele teria chegado ao país em 2018, de acordo com a imprensa sueca. O suspeito morava há vários meses em Vetlanda, pequena cidade de 13 mil habitantes no sul do país.
Uma operação foi montada nesta quinta-feira, 4, para entrar no apartamento do suspeito. O diário Dagens Nyheter e o canal de notícias TV4 relataram que os policiais deixaram o local com evidências e após conversar com vizinhos. Apesar de não identificarem o suspeito, os policiais confirmaram que ele era conhecido por crimes menores. Não há indícios de que mais alguém estivesse envolvido, disse a polícia.
O ministro do Interior da Suécia, Mikael Damberg, disse à emissora SVT, nesta quinta, que o caso estava sendo investigado como tentativa de homicídio, mas todos os aspectos seriam considerados, incluindo se foi um ataque terrorista. “É óbvio que você olha se há motivos terroristas por trás disso, você tem que ir ao fundo”, disse.
“Há detalhes da investigação que nos fazem trabalhar em possíveis motivações terroristas. Mas não posso especificar do que se trata”, declarou Malena Grant, chefe da Polícia da região de Jönköping.
A Suécia sofreu dois ataques nos últimos anos. Em 2017, um requerente de asilo uzbeque que teve seu pedido rejeitado matou cinco pessoas ao atropelá-las com um caminhão roubado em Estocolmo. Ele foi condenado à prisão perpétua em junho de 2018. Em dezembro de 2010, um homem tentou um ataque suicida com bomba também na capital, mas causou apenas feridos sem gravidade. (Com agências internacionais).
Fonte: O Povo
-
Noticias2 semanas atrásPonte de mais de R$ 2,3 milhões desaba antes da inauguração em Nova Russas, no Ceará
-
Noticias2 semanas atrásBrasil já registrou 140 casos confirmados de Mpox desde o início de 2026
-
Noticias2 semanas atrásJustiça aceita denúncia contra ex-marido de Maria da Penha por ataques e campanha de ódio
-
Noticias2 semanas atrásWhatsApp anuncia ferramenta de controle parental para contas de menores de 13 anos
-
Noticias2 semanas atrásCâmara aprova projeto que permite a mulheres portar spray de pimenta para defesa pessoal
-
Noticias2 semanas atrásFunceme emite alerta de chuvas intensas para 51 municípios do Ceará nesta quinta (12)
-
Noticias2 semanas atrásGoverno cria monitoramento do mercado de combustíveis após tensão no Oriente Médio
-
Noticias2 semanas atrásHomem é preso no Paraná por vender falsa cura para o câncer

