Ceará
Sesa cadastra pessoas com deficiência no Ceará para facilitar acesso a serviços
Pessoas com deficiência de todos os municípios do Ceará serão alvo de um mapeamento que tem o objetivo de conhecer o cenário e as realidades desse grupo no Estado. Até o dia 3 de março, o Cadastro e o Censo Estadual podem ser feitos por meio da plataforma Saúde Digital.
Segundo a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), a partir da coleta dos dados será possível promover políticas públicas eficazes, como a assistência descentralizada com foco na regionalização. Atualmente, o sistema tem mais de 10 mil cadastrados.
Esta ação auxiliará no planejamento e organização dos serviços e demandas de saúde. Pois, a após finalizar o cadastro, a Sesa iniciará um Censo para ter informações detalhadas sobre a realidade das pessoas portadoras de deficiência, incluindo seu contexto ambiental, socioeconômico, as características educacionais, de moradia, a relação familiar, as barreiras enfrentadas, o acesso aos serviços de saúde e sua condição de saúde.
Informações qualificadas
Assim, será possível avaliar cada caso individualmente, qualificando as informações para definir quais vão precisar ser atendidas de urgentemente. No cadastro, é possível escolher mais de uma deficiência.
Segundo a Sesa, também serão promovidas capacitações para a elaboração, adaptação e manutenção de órteses e próteses, para que os pacientes possam ser reabilitados.
Assim, possibilitando a conquista de um emprego e renda, maior autonomia e garantia de inclusão social à pessoa com deficiência física, visual, auditiva ou intelectual, e contemplando também os transtornos do espectro autista.
Como fazer o cadastro
Qualquer pessoa com deficiência, seja ela física, visual, auditiva ou intelectual, e também aquelas pessoas com transtornos do espectro autista, de qualquer idade, pode realizar o cadastro por meio do site da Sesa. No canto direito da página o site, deve-se clicar no banner azul com os nomes: “Saúde Digital – Cadastro Pessoal com Deficiência”;
Vai ser aberto o site da plataforma Saúde Digital. Na parte de baixo da tela haverá cinco caixinhas com os tipos de deficiência. O interessado deve marcar uma delas e, em seguida, clicar em “iniciar cadastro”;
Após clicar em “iniciar cadastro”, um formulário é aberto para que se forneçam informações pessoais e detalhes sobre o cadastrado.
Fonte: Diário do Nordeste
-
Iguatu3 semanas atrásPrefeitura de Iguatu rescinde contrato com Consórcio Mobilidade Iguatu e deixa obras sob questionamento
-
Iguatu3 semanas atrásIndústria operou quase quatro anos sem licença ambiental em Iguatu; licenças citadas não aparecem nos autos
-
Iguatu2 semanas atrásJustiça de Iguatu determina repasse imediato de consignados e fixa multa de R$ 200 mil contra Município
-
Noticias2 semanas atrásGoverno deixa Enel Ceará fora da lista de renovação de concessões
-
Noticias3 semanas atrásLimoeiro do Norte se consolida como polo da banana e pitaya no Ceará
-
Ceará2 semanas atrásCeará abre consulta ao abono dos precatórios do Fundef para 50 mil beneficiários
-
Noticias3 semanas atrásCeará pode registrar até 75 mm de chuva acima da média em abril
-
Noticias3 semanas atrásFortaleza tem a maior valorização imobiliária do Brasil, aponta índice

