Tecnologia
Dia da Internet Segura pede união e cidadania para uso responsável da rede
O Dia Mundial da Internet Segura, realizado nesta terça-feira (11), tem como tema “Construindo juntos uma internet melhor”.
O Dia Mundial da Internet Segura, realizado nesta terça-feira (11), tem como tema “Construindo juntos uma internet melhor”.
Durante a data, são realizadas atividades em mais de cem países para a promoção do uso responsável e seguro da internet. No Brasil, as ações são organizadas pela Safernet (entidade de proteção e combate a violações dos direitos humanos na internet).
De acordo com Rodrigo Nejm, diretor de Atendimento e Prevenção da SaferNet, o tema deste ano prioriza ações de cidadania na internet em vez de tratar apenas de crime e violência na rede. “Mais do que nos proteger ou proteger alguém de crimes pela web, somos responsáveis pelo ambiente que frequentamos e pelo conteúdo que geramos no ambiente online”, disse em comunicado à imprensa.
Entre essas ações, estão atitudes bem simples como pensar muito bem antes de publicar conteúdos na internet, nas piadas que eventualmente curtimos ou compartilhamos e na forma como expomos nossas informações pessoais na rede.
Atividades
Voltado principalmente ao público jovem, o Dia da Internet Segura terá atividades presenciais em escolas para estimular a reflexão sobre como atitudes pessoais na internet influenciam para que o ambiente coletivo fique mais ou menos seguro. “Queremos convidá-los a pensar que eles são fundamentais na prática de uso consciente da internet e estimulá-los a trazer, com sua própria linguagem, algumas soluções, como aplicativos e campanhas sobre o tema”, diz Nejm.
Entre as ações online nesta terça-feira está o “Plantão tira dúvidas”. Durante 12 horas, especialistas em segurança vão conversar por chat e e-mail no “Canal de Orientação” do site www.diadainternetsegura.org.br com crianças, adolescentes, pais, professores e entidades que queiram esclarecer informações ou obter orientações.
Internautas também podem acessar o portal www.internetresponsavel.com.br, mantido pela GVT em parceria com a Safernet, que traz orientações separadas por público: Crianças, Pais e Professores ou Jovens. Também é possível fazer o download das cartilhas.
O Dia da Internet Segura é realizado simultaneamente em mais de cem países. No Brasil desde 2009, o evento é uma iniciativa criada pela Rede Insafe, entidade que agrupa organizações europeias que promovem o uso consciente da rede. Em países da União Europeia, a data é comemorada desde 2003.
Fonte: Uol Notícias
-
Iguatu4 semanas atrásMP investiga projeto da Prefeitura de Iguatu e vê possível “promoção sem concurso” para motoristas da saúde
-
Ceará3 semanas atrásEspetáculo “Quando as Máquinas Param” promove discussão sobre violência doméstica nas cozinhas das periferias de Fortaleza
-
Iguatu4 semanas atrásMinistério Público Investiga Uso de Garis da Prefeitura em Evento Privado em Iguatu
-
Iguatu4 semanas atrásJustiça determina prazo para Município regularizar repasses dos consignados; SPUMI segue vigilante
-
Iguatu4 semanas atrásJustiça impede exoneração em massa de ACS e ACE em Iguatu e reconhece validade dos vínculos de 2019
-
Iguatu4 semanas atrásCiro e o Preço da Aliança: O Ceará Vai Cobrar as Contradições?
-
Iguatu3 semanas atrásALERTA NA CÂMARA: Jurídico do SPUMI analisa riscos no PL 036 que, supostamente, pode impactar salários, anuênios e insalubridade em Iguatu
-
Esportes3 semanas atrásIguatu assegura classificação antecipada para a segunda fase da Série D

