Connect with us

Ceará

Lançamento do Programa Vidas Preservadas 2021 debate saúde mental de crianças e adolescentes

Publicado

on

O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) lançou, na manhã desta sexta-feira (12/02), mais uma edição do Programa Vidas Preservadas: o MP e a sociedade pela prevenção do suicídio. O evento virtual, transmitido pelo canal do MPCE no Youtube, foi voltado ao tema a ser trabalhado neste ano: “Saúde mental e prevenção ao suicídio entre crianças e adolescentes”. Presidido pelo promotor de justiça e coordenador do Programa Vidas Preservadas, Hugo Porto, o encontro contou com a palestra “Saúde mental dos adolescentes em época de pandemia”, ministrada pela professora fundadora do Curso de Psicologia da UECE e especialista em Psicoterapia Psicanalítica, Alessandra Xavier.

Além da palestra, o evento também contou com a apresentação do modelo de Residência Social da Escola de Desenvolvimento e Integração Social para Criança e Adolescente (Edisca), da Plataforma Pode Falar, do Unicef Brasil, e do fluxo estadual das atividades voltadas para o público em questão pela Coordenação de Políticas em Saúde Mental, Álcool e outras Drogas (Copom).

A iniciativa foi promovida pela Escola Superior do Ministério Público (ESMP); pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF); pela Ouvidoria-Geral do MPCE; e pelos Centros de Apoio Operacional da Cidadania (Caocidadania), do Meio Ambiente (Caomace), da Infância, da Juventude e da Educação (Caopije) e Criminal (Caocrim). O Programa Vidas Preservadas também conta com o apoio de diversos parceiros.

Ao realizar a abertura do evento, o promotor de Justiça Hugo Porto ressaltou que o suicídio é a segunda maior causa morte de jovens entre 15 e 29 anos e, por isso, enfatizou a necessidade de discutir a saúde mental de crianças e adolescentes. “Precisamos entender os alertas que já são feitos pelos organismos internacionais, que destacam que o isolamento social, o desemprego, a crise econômica, o aumento do consumo de álcool e drogas, o sentimento de perda e a presença maior de violência interfamiliar têm repercutido na saúde mental, na angústia, na ansiedade e na depressão. E no segmento da criança e do adolescente, isso se maximiza, se amplifica, diante das incertezas educacionais e das alterações das dinâmicas familiares, além de perdas materiais e de vidas”, destacou.

O procurador-geral de Justiça, Manuel Pinheiro, agradeceu e reconheceu o trabalho desenvolvido pelo Programa Vidas Preservadas e por todas as instituições parceiras na prevenção e pósvenção ao suicídio. Além disso, ele realçou o papel do Ministério Público na garantia de direitos fundamentais. “É uma satisfação participar de uma instituição que é promotora de direitos fundamentais. O direito fundamental à vida, à convivência familiar, convivência social e todos os outros são direitos que o Ministério Público tem a obrigação jurídica de proteger e de promover e isso nos dar essa condição de estar inseridos num projeto desta magnitude, como é o Vidas Preservadas”, revelou.

Manuel Pinheiro também reconheceu a missão do Ministério Público em contribuir com o desenvolvimento de políticas públicas que fortaleçam os esforços de combater o suicídio, sobretudo durante a pandemia. “O objetivo de todos que estamos aqui é fazer a diferença na vida das pessoas, principalmente aquelas que mais precisam, aquelas mais vulneráveis. A crise da pandemia aumentou esse contingente de pessoas vulneráveis e nos preocupa o risco de aumento de demandas de suicídios. Nós temos que ter essa sensibilidade, essa atenção e esse senso de urgência para que as políticas desenvolvidas possam chegar o mais rápido possível para salvar vidas humanas”, pontuou.

A ouvidora-geral do MPCE, procuradora de Justiça Isabel Pôrto, salientou a importância da criação de políticas públicas eficazes, por parte do Poder Público, para um modelo eficaz de atenção à saúde mental, que, segundo ela, tem sido há muito tempo colocada em segundo plano. “Há esse desgaste, há esse desmonte a nível federal e nós não temos recursos destinados efetivamente a construir uma saúde mental de qualidade e para que os profissionais de saúde tenham as condições necessárias para transformar o paciente. Nós precisamos desse tipo de política”, frisou.

Segundo a vice-governadora do Estado do Ceará, Izolda Cela, o Estado tem desenvolvido ações e compromissos voltados ao combate ao suicídio, sobretudo na área da educação. “Temos o compromisso de enriquecer o currículo escolar com a visão de formação integral, que envolve competências socioemocionais e tantos outros projetos que dão aos jovens a oportunidade de fortalecerem sua subjetividade o mundo emocional”, complementou.

Para a primeira-dama do estado do Ceará, Onélia Santana, a pandemia vivenciada trouxe consequências financeiras e mentais e, por isso, é necessária uma união de esforços para reduzir os efeitos causados. “Mais do que nunca precisamos de mais atenção, de mais sensibilidade e mais cuidado. Nossa principal preocupação é a evasão escolar pós-pandemia e estamos juntos nessa luta”, realçou.

O secretário da Saúde do Estado do Ceará, Carlos Roberto Martins Rodrigues, parabenizou o trabalho realizado pelo MPCE e destacou a atenção que a Sesa tem destinado à saúde mental. “A Secretaria da Saúde também dá enorme importância à questão da saúde mental e em período de pandemia isso ganha maior importância”, afirmou.

O deputado estadual Guilherme Landim, membro da Frente Parlamentar em Defesa da Saúde Mental e Combate à Depressão e ao Suicídio da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, defendeu o desenvolvimento da política psicossocial “Todos nós temos responsabilidade e o chamamento de nos unirmos para que toda a política psicossocial, que deu alguns passos a nível federal, mas agora corre o risco de um retrocesso extremo”, alertou.

De acordo com o consultor em Saúde da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece), João Ananias Vasconcelos, a nova edição do Vidas Preservadas reforça a atenção que precisa ser dedicada ao cuidado com a saúde mental. “Esse ano o lançamento se reveste de uma importância muito maior, porque nós estamos no epicentro de uma pandemia e que não se delineia, num futuro próximo, a diminuição das consequências”, constatou.

Na palestra principal do evento, cujo tema foi “Saúde mental e prevenção ao suicídio entre crianças e adolescentes”, a professora do Curso de Psicologia da UECE, Alessandra Xavier, explicou aos participantes da live sobre a importância de se intervir diante da dor, do sofrimento e do desespero do outro. A docente, que é especialista em Psicoterapia Psicanalítica, reforçou que se sente honrada em trabalhar, especificamente, com adolescentes, dispondo-se a suportar suas dores e tristezas e a construir junto com eles os recursos para lidar com isso. “A confiança é uma conquista e eu me senti honrada de ser porta-voz deles, porque os adolescentes nos confrontam, nos desafiam, nos impulsam. E isso nos leva a nos questionarmos para onde foi o adolescente que habita em nós”, pontuou.

Em outro momento da palestra, Alessandra Xavier discutiu sobre a fase da adolescência que, para ela, é um percurso crucial para o desenvolvimento e construção humana. “Precisamos entender que nós não nos tornamos quem nós somos desafetados das experiências que vivemos, dos nossos vínculos íntimos e das nossas experiências de amor, cuidado e proteção, em que se incluem, inclusive, as políticas públicas”, sentencia.

A pesquisadora também apresentou dados preocupantes: segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 300 milhões de pessoas sofrem de quadros depressivos no mundo, mas somente 10% recebem tratamento adequado. Outra informação que serve de alerta, segundo Alessandra Xavier, é que, de acordo com a OMS, 50% dos transtornos mentais começam a partir dos 14 anos de idade. A professora ainda discorreu sobre a influência da pandemia na saúde mental humana. “A pandemia revelou duas situações que mais desorganizam a nossa situação psíquica: o medo e as perdas. O medo tem uma relação com os quadros de ansiedade e as perdas vão ter uma relação com os quadros depressivos”, complementou.

No fim de sua fala, a docente do Curso de Psicologia da UECE reafirmou a importância de se trabalhar com os adolescentes seus projetos de vidas, relacionamentos e até mesmo as pressões enfrentadas no seio familiar. “O tempo para que esse adolescente cresça deve ser respeitado, especialmente quando ele cresce envolto em conflitos”, ressaltou, reafirmando a necessidade de se criar programas de assistência que envolvam a família e a presença de psicólogas nas escolas.

Após a palestra, a oficial de Desenvolvimento e Participação de Adolescentes da Unicef Brasil, Gabriela Goulart Moura, realizou a apresentação da plataforma virtual Pode Falar, um espaço para que jovens e adolescentes apresentem suas demandas e tenham indicações de materiais de apoio, informações e serviços. De acordo com ela, o espaço “não substitui um espaço terapêutico ou um serviço público, mas constitui-se como uma porta de saída, de fazer a escuta e de disponibilizar a lista de serviços disponíveis”, afirmou.

Além disso, a psicóloga da Escola de Dança e Integração Social para Criança e Adolescente (Edisca), Madeline Abreu Monteiro, apresentou o modelo de Residência Social, voltado à difusão da dança e da arte entre jovens e adolescentes. Conforme Madeline Abreu, a iniciativa “tem o compromisso ético e político com um atendimento alinhado aos direitos humanos e aos princípios democráticos”, destacou.

Logo depois, foi a vez do coordenador de Políticas de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas do Estado do Ceará, Davi Queiroz de Carvalho Rocha, apresentou o fluxo estadual das atividades voltadas às crianças e aos adolescentes. Em sua fala, Davi defendeu um fluxo de atendimento para tentativas de suicídio, para pessoas com comportamento suicida sem tentativas e um fluxo continuado para pessoas com histórico suicida. “O comportamento suicida precisa ser entendido como uma emergência. As pessoas precisam ser atendidas logo”, defendeu.

Após os painéis, o secretário-geral da Procuradoria Geral de Justiça, promotor de Justiça Hugo Mendonça, agradeceu a presença de todos no evento e ressaltou a importância da busca contínua para que as pessoas sejam mais solidárias. “O Ministério Público é muito feliz em poder participar de um movimento que visa criar uma rede de prevenção ao suicídio no Ceará”, disse, ressaltando que o comportamento suicida tem que ser visto como a maior das emergências.

O secretário-geral da PGJ ainda reafirmou que os parceiros do Vidas Preservadas têm um importante papel na concretização das políticas públicas de prevenção ao suicídio e disse que enxerga o futuro com otimismo. “Nós vivemos dias nublados, mas acima das nuvens acinzentadas está um céu límpido que voltará a pairar sobre nós mais cedo ou mais tarde”, enfatizou.

A presidente da Associação para o Desenvolvimento dos Municípios do Estado do Ceará (APDMCE), Sônia Pinheiro, destacou a riqueza de conteúdo e aprendizado durante a live de lançamento do Vidas Preservadas 2021. “A APDMCE se sente muito feliz em poder estar de mãos dados com o Ministério Público, que tem se transformado não só em um guardião da lei, mas também no guardião do ser humano”, frisou. Sônia Pinheiro ainda aproveitou a sua fala para reforçar a intensa atuação do Vidas Preservadas no Ceará. O programa, segundo ela, já capacitou 109 municípios, dentre os quais 52 elaboraram planos de prevenção ao suicídio.

Ao final do encontro virtual, o promotor de Justiça e coordenador do Centro de Apoio Operacional da Cidadania (CAOCidadania) Eneas Romero, que havia mediado os painéis, fez o fechamento do evento. O membro do MPCE agradeceu a participação de todos e destacou a união de forças entre os parceiros do Programa Vidas Preservadas. “Ver o compromisso das pessoas em torno desse assunto nos faz encerrar esse evento muito mais feliz”, resumiu o promotor de Justiça.

Fonte: MPCE

Radio Ao vivo

SAIU NA MAIS

anúncio
Videos2 dias atrás

AO VIVO – MAIS JUSTIÇA 17/05/2024

Videos2 dias atrás

AO VIVO -MAIS NOTÍCIAS – 17/05/2024

Iguatu2 dias atrás

Deputado Marcos Sobreira Desmente Suposto Acordo Político com Agenor Neto

Iguatu2 dias atrás

Câmara de Iguatu recebe Projeto de Lei para abertura de crédito especial de 200 mil reais para gestão do programa Bolsa Família

Americando2 dias atrás

AMERICANDO: A fazenda de enganos dos tolos

Esportes2 dias atrás

Arena Castelão foi escolhida como um dos 10 estádios para sediar os jogos da Copa do Mundo Feminina

Noticias2 dias atrás

BNB planeja disponibilizar cerca de R$ 500 milhões para novo modelo de microcrédito voltado para mulheres do Bolsa Família

Ceará2 dias atrás

Professores das universidades federais do Ceará rejeitaram a última proposta apresentada pelo Governo

Videos2 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 17/05/2024

Noticias3 dias atrás

Faleceu o renomado narrador esportivo Silvio Luiz, aos 89 anos

Noticias3 dias atrás

Fortaleza conquista prêmio milionário na Copa Sul-Americana de 2024 após empatar com o Boca Juniors-ARG

Noticias3 dias atrás

Casal está sendo investigado por abandonar uma criança, em Trairi

Brasil4 dias atrás

Cidadão que deseja ser doador de órgãos poderá manifestar e formalizar a sua vontade por meio virtual

Ceará4 dias atrás

Espera-se que o Ceará receba precipitações até a próxima sexta-feira, 15/05

Iguatu4 dias atrás

Salários na Prefeitura de Iguatu chegam a 57 mil reais

Iguatu5 dias atrás

Prefeitura de Iguatu tenta cancelar CPI da CAF, mas justiça nega

Ceará5 dias atrás

Centro-norte e o extremo sul do Ceará serão as áreas que concentrarão os principais acumulados de chuva até a próxima quarta-feira (15)

Ceará5 dias atrás

Governo do Ceará apoia a taxação de produtos importados comercializados por sites de e-commerce

Noticias5 dias atrás

Mulher de 50 anos foi presa em flagrante sob suspeita de maus-tratos contra 15 animais

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 10/05/2024

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 10/05/2024

Brasil1 semana atrás

Contribuintes brasileiros terão novo prazo de entrega do Imposto de Renda 2024

Noticias1 semana atrás

Sargento da Polícia Militar foi fatalmente atingido por tiros, em Icó

Esportes1 semana atrás

Ministério do Esporte pedirá suspensão temporária de todas as divisões do Campeonato Brasileiro

Mundo1 semana atrás

Cinco países abriram seus mercados para exportação brasileira de suínos

Noticias1 semana atrás

Prazo para inscrições no Encceja 2024 encerra nesta sexta-feira, dia 10

Noticias1 semana atrás

Cabo Sabino foi condenado por liderar o motim dos policiais no estado do Ceará em 2020

Ceará1 semana atrás

Governo Estadual lança campanha de arrecadação para ajudar população do Rio Grande do Sul

Iguatu1 semana atrás

Humberto Teixeira é nomeado Patrono da Música Popular Cearense

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 09/05/2024

Videos2 dias atrás

AO VIVO – MAIS JUSTIÇA 17/05/2024

Videos2 dias atrás

AO VIVO -MAIS NOTÍCIAS – 17/05/2024

Iguatu2 dias atrás

Deputado Marcos Sobreira Desmente Suposto Acordo Político com Agenor Neto

Iguatu2 dias atrás

Câmara de Iguatu recebe Projeto de Lei para abertura de crédito especial de 200 mil reais para gestão do programa Bolsa Família

Americando2 dias atrás

AMERICANDO: A fazenda de enganos dos tolos

Esportes2 dias atrás

Arena Castelão foi escolhida como um dos 10 estádios para sediar os jogos da Copa do Mundo Feminina

Noticias2 dias atrás

BNB planeja disponibilizar cerca de R$ 500 milhões para novo modelo de microcrédito voltado para mulheres do Bolsa Família

Ceará2 dias atrás

Professores das universidades federais do Ceará rejeitaram a última proposta apresentada pelo Governo

Videos2 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 17/05/2024

Noticias3 dias atrás

Faleceu o renomado narrador esportivo Silvio Luiz, aos 89 anos

Noticias3 dias atrás

Fortaleza conquista prêmio milionário na Copa Sul-Americana de 2024 após empatar com o Boca Juniors-ARG

Noticias3 dias atrás

Casal está sendo investigado por abandonar uma criança, em Trairi

Brasil4 dias atrás

Cidadão que deseja ser doador de órgãos poderá manifestar e formalizar a sua vontade por meio virtual

Ceará4 dias atrás

Espera-se que o Ceará receba precipitações até a próxima sexta-feira, 15/05

Iguatu4 dias atrás

Salários na Prefeitura de Iguatu chegam a 57 mil reais

Iguatu5 dias atrás

Prefeitura de Iguatu tenta cancelar CPI da CAF, mas justiça nega

Ceará5 dias atrás

Centro-norte e o extremo sul do Ceará serão as áreas que concentrarão os principais acumulados de chuva até a próxima quarta-feira (15)

Ceará5 dias atrás

Governo do Ceará apoia a taxação de produtos importados comercializados por sites de e-commerce

Noticias5 dias atrás

Mulher de 50 anos foi presa em flagrante sob suspeita de maus-tratos contra 15 animais

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 10/05/2024

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 10/05/2024

Brasil1 semana atrás

Contribuintes brasileiros terão novo prazo de entrega do Imposto de Renda 2024

Noticias1 semana atrás

Sargento da Polícia Militar foi fatalmente atingido por tiros, em Icó

Esportes1 semana atrás

Ministério do Esporte pedirá suspensão temporária de todas as divisões do Campeonato Brasileiro

Mundo1 semana atrás

Cinco países abriram seus mercados para exportação brasileira de suínos

Noticias1 semana atrás

Prazo para inscrições no Encceja 2024 encerra nesta sexta-feira, dia 10

Noticias1 semana atrás

Cabo Sabino foi condenado por liderar o motim dos policiais no estado do Ceará em 2020

Ceará1 semana atrás

Governo Estadual lança campanha de arrecadação para ajudar população do Rio Grande do Sul

Iguatu1 semana atrás

Humberto Teixeira é nomeado Patrono da Música Popular Cearense

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 09/05/2024

Videos2 dias atrás

AO VIVO – MAIS JUSTIÇA 17/05/2024

Videos2 dias atrás

AO VIVO -MAIS NOTÍCIAS – 17/05/2024

Videos2 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 17/05/2024

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 10/05/2024

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 10/05/2024

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 09/05/2024

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 09/05/2024

Videos2 semanas atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 08/05/2024

Videos2 semanas atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 08/05/2024

Videos2 semanas atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 07/05/2024

Videos2 semanas atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 07/05/2024

Videos2 semanas atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 06/05/2024

Videos2 semanas atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 06/05/2024

Videos2 semanas atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 03/05/2024

Videos2 semanas atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 03/05/2024

Videos2 semanas atrás

AO VIVO – ESPORTE SHOW 02/05/2024

Videos2 semanas atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 02/05/2024

Videos3 semanas atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 30/04/2024

Videos3 semanas atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 29/04/2024

Videos3 semanas atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 26/04/2024

Videos3 semanas atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 26/04/2024

Videos3 semanas atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 25/04/2024

Videos3 semanas atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 25/04/2024

Videos4 semanas atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 24/04/2024

Videos4 semanas atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 24/04/2024

Videos4 semanas atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 23/04/2024

Videos4 semanas atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 23/04/2024

Videos4 semanas atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 22/04/2024

Videos4 semanas atrás

AO VIVO – ESPORTE SHOW 22/04/2024

Videos4 semanas atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 22/04/2024

EM ALTA