Regional

41 casos de dengue são confirmados em Icó, sendo 01 de dengue hemorrágica em um bebê de 04 meses

Published

on

Com dados alarmantes apresentados hoje (10), no relatório de Arboviroses, a cidade de Icó passa por uma situação de alerta na região centro-sul com 241 casos notificados de dengue, sendo 41 deles confirmados, 164 investigados e 19 descartados.

Dois casos destes 41 confirmados, chama a atenção; Em um dos casos foi confirmado o tipo 2 (Hemorrágica), em um bebê de 4 meses de vida, (a dengue tipo 2 ocorre quando o indivíduo é infectado pelo segundo sorotipo do vírus, que é considerado um dos mais agressivos). O bebê passa bem e já se recupera em casa.

No outro caso em ”Sinais de Alarme”, uma nova nomenclatura, que quer dizer que o paciente apresentou os sinais mais graves da doença, mais que não tem a confirmação do tipo 2.

RELATOS DE MORADORES

De acordo com moradores em relatos a nossa reportagem, vários pontos da cidade se consegue observar claramente as larvas do mosquito Aedes aegypti, principal transmissor da dengue, zika e chikungunya.

“Já vi com meus próprios olhos em terrenos próximos a minha casa verdadeiros criatórios, eles fervilham na água”, relatou um morador do Conjunto Uberlândia.

Em um apartamento no centro da cidade, um morador relatou a nossa equipe ter matado 5 mosquitos transmissor da doença.

“aqui a prova registrei com meu celular, senti uma picada e bati a mão, quando vi de perto era um mosquito da dengue, está demais”, relatou outro morador a nossa reportagem.

AÇÕES

Devido o grande número de notificações que subiam ao logo dos meses, a prefeitura municipal de Icó lançou no dia 18 de fevereiro a campanha “Icó Contra a Dengue” buscando conscientizar a população quanto aos riscos do mosquito Aedes aegypti e prevenir de surtos de doenças no município, a campanha percorrerá as localidades do município até o dia 31 de março (data sujeita à alteração), com explicações técnicas para a população, atendimento da equipe de Estratégia de Saúde da Família, limpeza das áreas afetadas, telamento e peixamento de caixa d’água, fumacê e distribuição de material educativo.

FUMACÊ

Para eliminar o mosquito Aedes aegypti adulto e tentar controlar o avanço da doença, a Sesa intensifica a aplicação do inseticida conhecido como fumacê.

A escolha dos municípios que recebem a pulverização de inseticida é feita a partir de fatores entomológicos e epidemiológicos, como os índices de infestação do mosquito e o número de casos da doença.

Fonte: Icó News

EM ALTA

Sair da versão mobile