Regional
41 casos de dengue são confirmados em Icó, sendo 01 de dengue hemorrágica em um bebê de 04 meses
Com dados alarmantes apresentados hoje (10), no relatório de Arboviroses, a cidade de Icó passa por uma situação de alerta na região centro-sul com 241 casos notificados de dengue, sendo 41 deles confirmados, 164 investigados e 19 descartados.
Dois casos destes 41 confirmados, chama a atenção; Em um dos casos foi confirmado o tipo 2 (Hemorrágica), em um bebê de 4 meses de vida, (a dengue tipo 2 ocorre quando o indivíduo é infectado pelo segundo sorotipo do vírus, que é considerado um dos mais agressivos). O bebê passa bem e já se recupera em casa.
No outro caso em ”Sinais de Alarme”, uma nova nomenclatura, que quer dizer que o paciente apresentou os sinais mais graves da doença, mais que não tem a confirmação do tipo 2.
RELATOS DE MORADORES
De acordo com moradores em relatos a nossa reportagem, vários pontos da cidade se consegue observar claramente as larvas do mosquito Aedes aegypti, principal transmissor da dengue, zika e chikungunya.
“Já vi com meus próprios olhos em terrenos próximos a minha casa verdadeiros criatórios, eles fervilham na água”, relatou um morador do Conjunto Uberlândia.
Em um apartamento no centro da cidade, um morador relatou a nossa equipe ter matado 5 mosquitos transmissor da doença.
“aqui a prova registrei com meu celular, senti uma picada e bati a mão, quando vi de perto era um mosquito da dengue, está demais”, relatou outro morador a nossa reportagem.
AÇÕES
Devido o grande número de notificações que subiam ao logo dos meses, a prefeitura municipal de Icó lançou no dia 18 de fevereiro a campanha “Icó Contra a Dengue” buscando conscientizar a população quanto aos riscos do mosquito Aedes aegypti e prevenir de surtos de doenças no município, a campanha percorrerá as localidades do município até o dia 31 de março (data sujeita à alteração), com explicações técnicas para a população, atendimento da equipe de Estratégia de Saúde da Família, limpeza das áreas afetadas, telamento e peixamento de caixa d’água, fumacê e distribuição de material educativo.
FUMACÊ
Para eliminar o mosquito Aedes aegypti adulto e tentar controlar o avanço da doença, a Sesa intensifica a aplicação do inseticida conhecido como fumacê.
A escolha dos municípios que recebem a pulverização de inseticida é feita a partir de fatores entomológicos e epidemiológicos, como os índices de infestação do mosquito e o número de casos da doença.
Fonte: Icó News
-
Iguatu2 semanas atrásJustiça suspende lei que autorizava venda de terrenos públicos em Iguatu após Ação Popular de vereadores da oposição
-
Brasil2 semanas atrásPesquisa Atlas/Bloomberg revela empate em eventual segundo turno, mas aponta Lula próximo de vitória ainda no primeiro
-
Iguatu2 semanas atrásSuposta fraude em abastecimento é atribuída a veículos ligados à ex-secretária de Saúde de Acopiara após fim da gestão
-
Noticias2 semanas atrásAneel retoma em março discussão sobre renovação do contrato da Enel Ceará
-
Noticias2 semanas atrásFortaleza pode ser a primeira capital do país a adotar tarifa zero no transporte coletivo
-
Iguatu5 dias atrásEXCLUSIVO: Fumaça, barulho e relatos de doenças: por que fundição segue operando em bairro residencial de Iguatu?
-
Noticias2 semanas atrásInstituto Nacional de Meteorologia alerta para chuvas intensas em 38 municípios do Ceará
-
Noticias2 semanas atrásBombeiros confirmam 47 mortes após temporais em Juiz de Fora e Ubá, em Minas Gerais

