Regional
41 casos de dengue são confirmados em Icó, sendo 01 de dengue hemorrágica em um bebê de 04 meses
Com dados alarmantes apresentados hoje (10), no relatório de Arboviroses, a cidade de Icó passa por uma situação de alerta na região centro-sul com 241 casos notificados de dengue, sendo 41 deles confirmados, 164 investigados e 19 descartados.
Dois casos destes 41 confirmados, chama a atenção; Em um dos casos foi confirmado o tipo 2 (Hemorrágica), em um bebê de 4 meses de vida, (a dengue tipo 2 ocorre quando o indivíduo é infectado pelo segundo sorotipo do vírus, que é considerado um dos mais agressivos). O bebê passa bem e já se recupera em casa.
No outro caso em ”Sinais de Alarme”, uma nova nomenclatura, que quer dizer que o paciente apresentou os sinais mais graves da doença, mais que não tem a confirmação do tipo 2.
RELATOS DE MORADORES
De acordo com moradores em relatos a nossa reportagem, vários pontos da cidade se consegue observar claramente as larvas do mosquito Aedes aegypti, principal transmissor da dengue, zika e chikungunya.
“Já vi com meus próprios olhos em terrenos próximos a minha casa verdadeiros criatórios, eles fervilham na água”, relatou um morador do Conjunto Uberlândia.
Em um apartamento no centro da cidade, um morador relatou a nossa equipe ter matado 5 mosquitos transmissor da doença.
“aqui a prova registrei com meu celular, senti uma picada e bati a mão, quando vi de perto era um mosquito da dengue, está demais”, relatou outro morador a nossa reportagem.
AÇÕES
Devido o grande número de notificações que subiam ao logo dos meses, a prefeitura municipal de Icó lançou no dia 18 de fevereiro a campanha “Icó Contra a Dengue” buscando conscientizar a população quanto aos riscos do mosquito Aedes aegypti e prevenir de surtos de doenças no município, a campanha percorrerá as localidades do município até o dia 31 de março (data sujeita à alteração), com explicações técnicas para a população, atendimento da equipe de Estratégia de Saúde da Família, limpeza das áreas afetadas, telamento e peixamento de caixa d’água, fumacê e distribuição de material educativo.
FUMACÊ
Para eliminar o mosquito Aedes aegypti adulto e tentar controlar o avanço da doença, a Sesa intensifica a aplicação do inseticida conhecido como fumacê.
A escolha dos municípios que recebem a pulverização de inseticida é feita a partir de fatores entomológicos e epidemiológicos, como os índices de infestação do mosquito e o número de casos da doença.
Fonte: Icó News
-
Iguatu2 semanas atrásGuarda municipal preso por homicídio segue no cargo e tem PAD prorrogado sem explicações públicas em Iguatu
-
Ceará2 semanas atrásTransnordestina realiza segunda viagem-teste com transporte de cereal entre Piauí e Ceará
-
Economia2 semanas atrásTeto do INSS é reajustado para R$ 8.475,55 e passa a valer para aposentados e pensionistas
-
Noticias1 semana atrásProcon notifica Aeroporto de Fortaleza por retirada de cadeiras para passageiros e visitantes
-
Iguatu1 semana atrásPlantão especial para o recebimento da documentação para Casamento Comunitário Civil, nesse sábado em Iguatu
-
Esportes1 semana atrásIguatu e Tirol ficam no empate sem gols no Morenão pelo Cearense
-
Brasil1 semana atrásFies abre prazo para complementação de inscrições postergadas
-
Ceará1 semana atrásEntenda como funciona a operação que evita que os rios sequem no Ceará

