Ceará
Apresentado edital de convocação para Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial
Nesta sexta-feira (19), a Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial, vinculada ao Gabinete do Governador, promove reunião de apresentação prévia do edital de convocação das entidades para a composição do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial do Estado do Ceará (Coepir).
Criado em janeiro deste ano, o Conselho tem como uma de suas principais finalidades acompanhar e participar na elaboração de critérios e parâmetros para a formulação e implementação de metas e prioridades para assegurar as condições de igualdade à população negra, indígena, ciganos e de outros segmentos étnicos da população cearense.
Para a coordenadora Especial de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial, Zelma Madeira, a criação desse conselho é uma grande vitória não só do Governo do Estado como da sociedade civil. “É um instrumento para acompanhar a consolidação da política. Esse espaço de encontro dos representantes governamentais e não governamentais nos ajudará a fortalecer as transversalidades das políticas conversando com políticas setoriais e poder fazer frente aos nossos grandes objetivos que são: diminuir as desigualdades sociais dentro do Estado e fortalecer o perfil identitário das etnias que foram descriminadas?, ressalta.
Entre as competências do Conselho está a proposição de estudos e debates, além de pesquisas sobre a realidade da situação da população negra, indígena, ciganos e outros segmentos étnicos da população cearense com o objetivo de contribuir na elaboração de propostas de políticas públicas que visem à promoção da igualdade racial e à eliminação de todas as formas de preconceito e discriminação. ?Ele se coloca como espaço de controle social onde a sociedade civil e o Governo vão alinhar e propor diretrizes de algumas ações. É o conselho que organiza os processos de conferência e a própria conferência é outro espaço de controle social. A nossa acontecerá em 2017 e ficamos contentes de ficar nessa formatação do conselho para que possamos ter tempo de construir estratégias estimulando os municípios e o estado para a culminância na nacional?, finaliza a coordenadora Especial da Igualdade Racial, Zelma Madeira.
O Conselho Estadual será composto por 26 conselheiros e conselheiras, sendo 13 representantes do Governo do Estado e 13 representantes da sociedade civil organizada. O mandato será de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período.
Serviço
Apresentação do edital para composição do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial
Data: Sexta-feira (19)
Hora: 14 horas
Local: Auditório do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura – Rua Dragão do Mar, 81
*Coordenadoria Especial de Políticas Públicas dos Direitos Humanos do Gabinete do Governador do Estado do Ceará
-
Ceará2 semanas atrásCeará sanciona lei que impede bloqueio de celulares por inadimplência
-
Iguatu1 semana atrásIguatu é acionado na Justiça por falhas em repasses de consignados; bancos terão que apresentar relatórios
-
Ceará2 semanas atrásHelicóptero realiza pouso de emergência e passageiros são assaltados no Ceará
-
Cultura2 semanas atrásMinistério da Cultura, Fundação Raimundo Fagner e Grupo Três Corações apresentam nova produção cênico-musical inspirado em Dom Quixote em Fortaleza e Orós
-
Noticias2 semanas atrásDistribuição do vale-recarga de gás de cozinha começa nesta segunda (24); veja quem pode receber
-
Noticias2 semanas atrásLula retorna ao Ceará para lançar Polo Automotivo e dar início à produção do Chevrolet Spark
-
Noticias1 semana atrásVoos internacionais são suspensos na Venezuela após alerta sobre intensificação militar
-
Educação1 semana atrásNovas suspeitas indicam que Edcley vazou mais itens do Enem antes da prova

