Regional

21 famílias da comunidade de Serra Pelada em Catarina, aguardam conclusão de adutora

Published

on

O tão sonhado abastecimento de água via adutora ainda deve levar algum tempo para se tornar realidade. Assim, lamentam os moradores da comunidade de Serra Pelada, a 4 km da sede do município de Catarina. As plantações foram perdidas, o açude secou e os moradores estão sendo socorridos através de carros pipa da Defesa Civil e Prefeitura, e de um pequeno poço que mina água para atender as 21 famílias daquela comunidade. Há exatos dois anos, se iniciava a construção de uma adutora para atender as referidas localidades interligando com o Sitio Quandus. Mas segundo informações da secretaria municipal de Desenvolvimento Agrário, por falta de repasse do governo do estado, a empresa responsável pela construção do abastecimento de água parou os trabalhos. De acordo com informações do vice-presidente da Associação dos Moradores da Comunidade de Serra Pelada, Marlos Mendonça, falta pouco mais de 5% para a adutora ser concluída.

Em contado com a assessoria de imprensa do Governo do Estado do Ceará, foi realmente confirmado que o estado não tem recursos para pagar as empresas construtoras de adutoras, e que o governador Camilo Santana, já teria solicitado ao Governo Federal ajuda financeira para conclusão das obras.

A nossa reportagem também manteve contato com a empresa responsável pela construção da adutora de Serra Pelada/Quandus, e fomos informados de que realmente os trabalhos só serão retomados após o recebimento do restante da verba. No Município de Catarina cinco adutoras estão em fase de conclusão, com obras iniciadas em 2014. Quandus/Serra Pelada, Açudinho, Monte Alegre e São Francisco.

Em contato mantido com o prefeito de Catarina, Rafael Paes de Andrade, o mesmo disse que já solicitou por inúmeras vezes junto ao governo do estado, a conclusão das adutoras, mas até o momento não obteve resposta positiva.

Reportagem e fotos – Diomar Araújo / Blog do Diomar Araujo

EM ALTA

Sair da versão mobile