Conecte-se conosco
SSPDS.CE.GOV.BR

Policial

17 homens em condições análogas à escravidão são resgatados em Itaitinga

Publicado

on

Um grupo de 17 pessoas em condições análogas à escravidão foram resgatas nesta terça-feira, 17, no município de Itaitinga, a 33 km de Fortaleza, durante uma ação dos Auditores Fiscais do Trabalho (AFT). Os homens, que realizavam serviços relacionados à construção civil, eram oriundos do município de Madalena, distante 185 km da Capital. Um dos empregados, no entanto, é natural do estado de Pernambuco. Eles foram encontrados em um alojamento com cerca de 30 m² e em condições insalubres. Um jovem de 17 anos estava entre os resgatados.

A operação teve participação do Ministério Público do Trabalho (MPT) e da Polícia Federal (PF). Segundo informações dos AFT, nenhum dos trabalhadores possuía qualquer registro empregatício. Os homens têm entre 17 a 50 anos. Apenas três deles possuem ensino médio completo, a maioria tendo escolaridade até o sétimo ano do ensino fundamental. De acordo com Daniel Arêa, chefe da fiscalização do trabalho no Ceará, que também participou da ação de resgate, os empregados eram alojados em um espaço pequeno e sujo, sem seguir qualquer protocolo de proteção contra a Covid-19.

“O piso do alojamento estava todo quebrado, então não havia condição de limpeza e a sujeira ia se acumulando. à noite era muito comum ter ratos, porque o alojamento era aberto e não tinha como se proteger de insetos, ratos e de bichos que entrassem à noite”, explica o auditor. Segundo ele, o local também não fornecia condições sanitárias para os 17 homens. “Só existia um banheiro e o vaso sanitário não tinha água. Eles precisavam coletar água de outro local para poder dar a descarga”, continua Arêa.

O preparo dos alimentos, refeições e descanso dos trabalhadores eram realizados no mesmo cômodo. “Isso transgride todas as normas de segurança e saúde no trabalho. O botijão, dentro do alojamento, traz riscos de vazamento de gás. Além disso, eles corriam risco de explosão elétrica pois em toda parte haviam fios desencapados e vários de aparelhos condutores de energia elétrica, muito propício para um incêndio”, relata Daniel Área.

Segundo informações, o empregador foi localizado e colaborou com as ações dos auditores fiscais e compareceu para conversar com os órgãos de fiscalização. De acordo com os AFT, após o resgate das vítimas, foram realizadas reuniões com o empregador e com os empregados para realização do pagamento de verbas rescisórias. O empregador também irá regularizar a situação do pagamento das verbas, sendo feito o recolhimento do FGTS e do INSS. Além da regularização do pagamento dos trabalhadores, ele foi penalizado pelas infrações trabalhistas, que somam 37 infrações.

Segundo o chefe da Fiscalização do Trabalho, são cada vez mais recorrentes as ocorrências ligadas ao setor da construção civil. “Sempre com modus operandi muito similares: eles aliciam trabalhadores de outros municípios ou estados, geralmente municípios onde existia uma vulnerabilidade social grande ou de dificuldade na geração de emprego, e fazem promessas de condições de trabalho melhores”, expressa Daniel Área.

Fonte: O Povo

Radio Ao vivo

0:00

SAIU NA MAIS

anúncio
Videos8 horas atrás

Balaio de Gatos – Edição 28/04/2025 – CAF – Ateplan e Itacon recebem 344 mil por consultoria em obras paralisadas

Noticias8 horas atrás

Acrobata do Circo Porto Rico sofreu uma queda durante uma apresentação em Russas

Noticias8 horas atrás

A sangria do gigante de água doce no sertão cearense

Videos9 horas atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 28/04/2025

Iguatu9 horas atrás

Oficina sobre as emoções reúne crianças no Hotel Diocesano em Iguatu

Videos3 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 25/04/2025 – Ex-vereador confirma acordo entre Ednaldo Lavor e Roberto Filho

Videos3 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 25/04/2025

Iguatu3 dias atrás

Ex-vereador confirma acordo entre Ednaldo Lavor e Roberto Filho e afirma que 50% já foi cumprido

Noticias4 dias atrás

A partir desta sexta-feira (25), bancos passam a oferecer consignado CLT diretamente aos trabalhadores

Noticias4 dias atrás

Governo anuncia operação para ressarcir valores descontados indevidamente da folha de pagamento de aposentados e pensionistas do INSS

Noticias4 dias atrás

Consultora comercial passou por uma grave internação de sete dias e precisou de sessões de hemodiálise após realizar escova progressiva em Fortaleza

Videos4 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 24/04/2025 – O PAA Leite voltou em Iguatu. Merenda mais uma vez passa por ajustes

Americando4 dias atrás

AMERICANDO: Quem é Chico Katraca? – perguntam-me

Iguatu5 dias atrás

Justiça suspende autuações ambientais contra Rádio Liberdade AM em Iguatu

Noticias5 dias atrás

Fortaleza e os municípios da Região Metropolitana devem continuar registrando chuvas isoladas até sexta-feira (25)

Noticias5 dias atrás

Onça causou ataque fatal a um caseiro e voltou ao local atacando equipe da PMA

Noticias5 dias atrás

Receita Federal anunciou liberação da consulta ao lote residual de restituições do Imposto de Renda

Colunas5 dias atrás

COLUNA DIREITO E CIDADANIA: O PAPA QUE INCOMODA

Videos5 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 23/04/2025 – Moradores da Vila Agenor Carneiro denunciam ameaça de despejo e cobram apoio da Prefeitura

Videos5 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 23/04/2025

Videos6 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 22/04/2025 – O Argentino Jorge Mario Bergoglio, o primeiro Papa vindo das Américas

Noticias6 dias atrás

Em agenda na China, governador do Ceará busca ampliar investimentos

Noticias6 dias atrás

Duas mortes por ‘Fungo Negro’ foram registradas no interior do Ceará

Noticias6 dias atrás

Mulher de 32 anos sofre queda de cinco metros em uma cachoeira na Serra da Ibiapaba

Videos6 dias atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 22/04/2025

Videos6 dias atrás

Comunidade Católica de Iguatu lamenta falecimento do Papa Francisco

CeLelebridades6 dias atrás

COLUNA: CeLELEbridades

Economia6 dias atrás

Cultivo de algodão volta a ganhar força na economia regional

Noticias6 dias atrás

No Ceará, somente no primeiro trimestre de 2025, foram registradas 6.189 denúncias de violência contra mulheres

Mundo6 dias atrás

Em testamento, Papa Francisco pede túmulo simples, sem decoração especial

EM ALTA

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.