Mundo
Vulcão Sinabung da Indonésia entra em erupção
O vulcão indonésio Sinabung entrou em erupção nesta terça-feira com uma grande coluna de cinzas e fumaça de vários quilômetros de altura sobre o nível do mar.
Os vulcanologistas registraram mais de 13 projeções que alcançaram 5.000 metros de altura sobre a ilha de Sumatra.
As autoridades indonésias elevaram o nível de alerta para o vulcão, que já está no terceiro de uma escala de quatro, mas negaram acesso a uma zona de cinco quilômetros ao redor de sua cratera.
A nuvem de fumaça do Sinabung é a maior desde 2010, disse Muhammad Nurul Asrori, responsável por monitorar as atividades do vulcão.
“A grande cúpula de lava pode entrar em erupção a qualquer momento, provocando uma avalanche ainda pior de nuvens quentes”, afirmou.
O Sinabung, vulcão de 2.460 metros de altura no norte de Sumatra, permaneceu inativo durante vário séculos antes de despertar em 2010 com uma erupção que matou duas pessoas.
O vulcão teve outras duas erupções fatais, uma em 2014 que matou pelo menos 16 pessoas e outra em 2016 com sete vítimas.
A Indonésia tem 130 vulcões ativos. O país fica no Anel de Fogo do Pacífico, uma zona de grande atividade sísmica e erupções vulcânicas, onde convergem três grandes placas tectônicas (indo-pacífico, australiana e euro-asiática).
Fonte: O Povo
-
Iguatu3 dias atrásMais de R$ 380 Milhões de Injeção Anual em Risco: Como propostas de cortes sociais podem estrangular Iguatu e piorar a fome no município
-
Brasil2 dias atrásEleições 2026: eleitores não podem ser presos a partir desta terça-feira, com exceções previstas em lei
-
Ceará2 dias atrásMarinha alerta para ventos de até 75 km/h no litoral do Ceará até quinta-feira
-
Mundo2 dias atrásProtestos se espalham pela Europa em meio à alta do custo de vida e à crise nos serviços públicos
-
Brasil2 dias atrásEstudo identifica hipertensão em 28% de crianças e adolescentes avaliados no Brasil
-
Brasil2 dias atrásAções da Americanas sobem mais de 20% após Justiça encerrar recuperação judicial
-
Brasil2 dias atrásJustiça determina indenização de R$ 65 mil a idosa que trabalhou 57 anos sem salário em Minas Gerais
-
Brasil2 dias atrásAnvisa determina apreensão de lotes suspeitos de falsificação de medicamento contra o câncer
