Tecnologia

Vírus que se propaga pelo Skype atingiu mais de 80 mil pessoas na AL

[caption id="attachment_3364" align="alignleft" width="500"](Foto:Reprodução)[/caption]Worm se dissemina por meio de textos com URL encurtadas. O ataque tem sido direcionado, principalmente, a usuários latino-americanos.

Published

on

(Foto:Reprodução)

Worm se dissemina por meio de textos com URL encurtadas. O ataque tem sido direcionado, principalmente, a usuários latino-americanos.

 

Um novo vírus que se propaga via Skype foi identificado pela empresa de segurança ESET e já atingiu mais de 80 mil pessoas em toda a América Latina. No mundo, a ameaça atingiu cerca de 300 mil usuários.

A vítima recebe por meio de mensagem via chat um link encurtado pela ferramenta do Google (goo.gl), que a redireciona a outro serviço de armazenamento de arquivos – como 4shared, por exemplo. É lá que o vírus é baixado e instalado na máquina. O texto é a típica mensagem relacionada a fotos, para incentivar o alvo a abrir o link malicioso.

“Temos motivos para pensar que são novas versões de uma ameaça que começou a circular em março deste ano e também estamos confirmando que novas variantes se propagam pelo Gtalk, o chat do Google”, alerta Sebastián Bortnik, Gerente de Educação e Serviços da ESET América Latina. “Não é normal ver ameaças que se propaguem na velocidade desse worm”, complementa.

O vírus foi identificado como Win32\Kryptik.BBKB.

 

Fonte: Uol Notícias

EM ALTA

Sair da versão mobile