(Foto: Reprodução)

A Rússia assumiu o controle de Lysychansk, a última cidade na região de Luhansk, no Leste da Ucrânia, que ainda estava sob controle ucraniano. Os militares da Ucrânia anunciaram no domingo (3) que foram “forçados a se retirar” da cidade.

As Forças Armadas da Ucrânia hastearam a bandeira do país sobre a Ilha da Cobra, depois de forçar a retirada russa do território estrategicamente importante, disse uma porta-voz do Comando Sul dos militares, a 1ª capitã Natalia Humeniuk, em um comunicado nesta segunda-feira (4). Conhecida como Zmiinyi Ostriv em ucraniano, a Ilha da Cobra fica a cerca de 48 km da costa da Ucrânia e fica perto das rotas marítimas que levam ao Bósforo e ao Mediterrâneo.

Aqui estão os destaques de hoje:

Rússia se prepara para ataque à região de Donetsk, diz Ucrânia: O Estado-Maior do Exército ucraniano disse que depois de assumir Lysychansk, as forças russas estão se preparando para continuar seu movimento em direção às cidades de Donetsk ainda controladas por Kiev.

“Na direção de Sloviansk, unidades inimigas estão tentando estabelecer o controle sobre os assentamentos de Bohorodychne, Mazanivka e Dolyna por meio de operações de assalto”, disseram os militares ucranianos em uma atualização de status na segunda-feira (4).

O foco agora muda para as cidades de Sloviansk e Kramatorsk, os dois maiores centros populacionais da região.

Fonte: CNN Brasil

PODCAST MAIS SAÚDE – Edição de 19 de março, com Paulinho Neto