Cidadania
Tecido pode ajudar a “resfriar” o corpo
Pesquisadores da Universidade de Stanford desenvolveram um tecido capaz de manter a temperatura corporal do usuário, dissipando o calor e a radiação infravermelha. O material, segundo os responsáveis pela pesquisa, pode permitir que as pessoas passem mais tempo em climas e edifícios quentes, como uma espécie de “substituto” do ar condicionado.
Em temperaturas normais da pele a 34°C, o corpo humano emite radiação infravermelha em comprimentos de onda que se sobrepõem parcialmente à da luz visível. Na prática, isso significa que o pano “prende” o calor do corpo.
A roupa desenvolvida pelos pesquisadores de Stanford é feita de microfibras de um material chamado nano polietileno, que permite que a luz infravermelha possa sair. O material também é mais frio do que os tecidos existentes hoje, adicionando à pele um calor de 0,8°C, menos do que os 3,5°C que o algodão adiciona e os 2,9°C de tecidos de polietileno regulares.
Fonte: OLHAR DIGITAL
-
Iguatu1 semana atrásPrefeitura acusa SPUMI de burlar decisão judicial e pede ao TJCE restrições; juristas apontam possíveis inconstitucionalidades nos pedidos
-
Noticias1 semana atrásHeineken desativa fábrica no Ceará para concentrar operações na unidade de Pernambuco
-
Noticias1 semana atrásLa Niña fraca em 2026 deve trazer chuvas acima do normal no Nordeste e períodos secos no Sul
-
Noticias1 semana atrásMaciço de Baturité ganhará hospital público batizado em homenagem ao Papa Francisco
-
Ceará5 dias atrásSeis pessoas são detidas suspeitas de participar de fraude em um concurso público no interior do Ceará
-
Iguatu2 semanas atrásApós descontar salários, Prefeitura pede multa de R$ 5 mil por servidor e R$ 10 mil ao SPUMI; sindicato reage e acusa gestão de ilegalidades
-
Noticias1 semana atrásMorre, aos 75 anos, Cary-Hiroyuki Tagawa, ator de Mortal Kombat
-
Noticias1 semana atrásFortaleza divulga programação completa do Réveillon 2026 com celebrações em três polos da cidade


