Economia
Taxa média de juros do cartão de crédito rotativo aumentou 7,1 pontos percentuais
A taxa média de juros do cartão de crédito rotativo para as famílias aumentou 7,1 pontos percentuais, passando de 422,4% ao ano em maio para 429,5% ao ano em junho. No entanto, em um período de 12 meses, os juros dessa modalidade caíram 6,3 pontos percentuais. Esses dados foram divulgados pelo Banco Central (BC) nas Estatísticas Monetárias e de Crédito nesta sexta-feira (26).
O crédito rotativo, que dura 30 dias, é utilizado pelo consumidor quando paga menos que o valor total da fatura do cartão, resultando em um empréstimo sobre o qual incidem juros.
Essa modalidade possui as taxas mais altas do mercado. Em janeiro deste ano, entrou em vigor uma lei que limita os juros do rotativo a 100% do valor da dívida, mas essa medida não afeta a taxa de juros acordada no momento da concessão do crédito. Como a lei se aplica apenas a novos financiamentos, não houve impacto nas estatísticas de junho.
Após os 30 dias, as instituições financeiras parcelam a dívida do cartão de crédito. No caso do cartão parcelado, os juros caíram 5,4 pontos percentuais no mês e 15,6 pontos percentuais em 12 meses, chegando a 180,5% ao ano.
Além dessa queda, o crédito livre às famílias em junho foi influenciado pela redução de 6 pontos percentuais nas operações de crédito pessoal não consignado, para 87,8% ao ano, e pelo aumento de 3,1 pontos percentuais no cheque especial, para 135% ao ano.
Com isso, a taxa média de juros no crédito com recursos livres para pessoas físicas ficou em 51,7% ao ano, uma queda de 0,7 ponto percentual no mês e de 7,4 pontos percentuais em 12 meses.
Para as operações com empresas, a taxa média alcançou 20,9% ao ano, com um aumento mensal de 0,3 ponto percentual e uma queda de 1,9 ponto percentual em 12 meses. Esse resultado foi influenciado pelas altas mensais nas taxas médias do cheque especial (14,1 pontos percentuais), capital de giro com prazo superior a 365 dias (1,7 ponto percentual) e cartão de crédito parcelado (13,2 pontos percentuais). Em contrapartida, houve uma queda de 18,6 pontos percentuais no cartão de crédito rotativo e de 0,6 ponto percentual no desconto de duplicatas e recebíveis.
-
Brasil2 semanas atrásSisu 2026 abre inscrições nesta segunda-feira (19)
-
Iguatu2 semanas atrásLoja de celulares é alvo de arrombamento no Centro de Iguatu
-
Economia1 semana atrásAplicativo do Will Bank fica indisponível para operações após liquidação
-
Noticias2 semanas atrásCeará apresenta previsão de chuvas para o período de fevereiro a abril de 2026
-
Ceará1 semana atrásFunceme indica 40% de probabilidade de chuvas dentro da média no Ceará no primeiro trimestre
-
Iguatu1 semana atrásSAAE de Iguatu gastará quase R$ 1 milhão por ano com contratados e repete prática já condenada pela Justiça
-
Educação1 semana atrásProuni 2026 disponibiliza mais de 590 mil bolsas em universidades privadas
-
Noticias2 semanas atrásLíder religioso é preso em Fortaleza sob suspeita de estupro e violência psicológica

