Connect with us
DINHEIRO
NA MÃO

Noticias

Substância associada ao Parkinson pode estar na sua casa

Publicado

on

Recentemente, pesquisadores da Universidade de Rochester, nos Estados Unidos, realizaram um estudo que revelou a relação entre o desenvolvimento da doença de Parkinson e uma substância química presente em marcadores de texto, produtos de limpeza e removedores de tinta.

Essa substância é o tricloroetileno (TCE), um composto químico comum em diversos produtos do dia a dia que já foi anteriormente relacionado a casos de câncer. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o TCE é classificado como um agente comprovadamente cancerígeno, conforme um estudo realizado pelo National Center for Environmental Assessment (NCEA).

O estudo recente, publicado no Journal of Parkinson’s Disease, revelou que os neurologistas norte-americanos identificaram que o TCE está associado a um risco 500% maior de desenvolver a doença de Parkinson. Essa descoberta levanta preocupações sobre os riscos da exposição a essa substância química e destaca a importância de se tomar medidas para limitar a exposição ao TCE no ambiente de trabalho e no dia a dia.

Como foi feito o estudo

Nas pesquisas, foram utilizados os perfis de sete indivíduos — entre eles um ex-jogador de basquete da NBA, uma capitã da Marinha e um falecido senador dos EUA, que em algum momento de suas vidas foram expostos ao tricloroetileno.

No caso do jogador de basquete Brian Gran, que jogou NBA durante 12 anos e foi diagnosticado com Parkinson aos 36, o atleta foi exposto ao TCE durante sua infância no Camp Lejeune, onde seu pai trabalhava. Ele e milhares de pessoas nadavam e bebiam água do abastecimento de água local.

Continue lendo

EM ALTA

Rádio Ao Vivo – Mais FM Iguatu
Pronto para tocar
Baixar App