Regional
STDS reúne municípios para avaliação do Programa Primeira Infância no SUAS / Criança Feliz
A Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) reúne gestores municipais do Programa Primeira Infância no SUAS / Criança Feliz, nos dias 26 e 27 de novembro, em Fortaleza, para Seminário de Avaliação 2018 e Planejamento de Ações 2019. Durante os dois dias, profissionais dos 182 municípios participantes do Programa compartilharão experiências exitosas desenvolvidas em suas comunidades e realizarão trabalhos de grupo nos quais debaterão os principais desafios para a execução das ações, avaliarão os resultados e o clima organizacional das equipes.
Durante o Seminário, 22 municípios serão premiados pelo desenvolvimento das melhores práticas ao longo do ano e por terem atingido a meta de 90% de visitas domiciliares, além de melhor execução financeira. São eles: Farias Brito, Ipaumirim, Meruoca, Umirim, Araripe, Jucás, Tamboril, Marco, Iguatu, Limoeiro do Norte, Russas, Viçosa do Ceará, Juazeiro do Norte, Sobral, Ipaporanga, Pires Ferreira, Jaguaribara, Fortim, Novo Oriente, Assaré, Cruz e Jaguaruana. Na ocasião, serão homenageados, ainda, a primeira-dama do Estado e idealizadora do Programa Mais Infância Ceará, Onélia Santana; a secretária-executiva da STDS, Luciene Rolim; o diretor da Secretaria Nacional de Promoção do Desenvolvimento Humano, do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), Giovanni Granjeiro; a consultora do Estado do Ceará, Cybelle Alves; e o ex-secretário da STDS, Josbertini Clementino.
Foco no desenvolvimento infantil
O Primeira Infância no SUAS / Criança Feliz que, no Ceará, integra o Programa Mais Infância Ceará, segue promovendo o desenvolvimento infantil, priorizando gestantes e crianças de 0 a 3 anos, beneficiárias do Bolsa Família, e os pequenos de até 6 anos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Foram registradas em todo o Estado, até outubro, 843.119 visitas realizadas pelo Programa. No mesmo período, 38.655 cearenses foram beneficiados, dos quais 31.372 são crianças e 7.283 gestantes. A meta nacional é acompanhar, aproximadamente, quatro milhões de beneficiários até o final de 2018.
Lançado em junho de 2017, no Ceará, o Programa Primeira Infância no SUAS / Criança Feliz fortalece vínculos afetivos e familiares por meio do desenvolvimento humano, através do acompanhamento e evolução infantil integrais na primeira infância. Além disso, promove o acesso de gestantes, crianças e suas famílias a políticas e serviços públicos. Implementado em parceria com estados e municípios, o Programa tem como base visitas domiciliares, realizadas por equipes municipais que são capacitadas pelas equipes estaduais. O Governo Federal é responsável por disseminar a metodologia, estabelecer diretrizes e protocolos gerais e financiar essas ações.
Programação
▫ Data: 26 e 27 de novembro
▫ Local: Gran Mareiro Hotel – Rua Oswaldo Araújo, 100, Praia do Futuro – Fortaleza
26 de novembro (segunda-feira)
8h: Credenciamento
8h30: Abertura do Seminário
9h: Resultado do Programa Primeira Infância no SUAS – Criança Feliz em 2018
10h: Apresentação das experiências exitosas de 03 municípios
11h: Apresentação da metodologia dos trabalhos de grupo – Multiplicadores
12h: Almoço
13h30: Trabalho de grupo: Dinâmica World Cafe (Temas: Organização, Execução, Avaliação e Indicadores)
16h30: Dinâmica de encerramento do 1º dia
27 de novembro (terça-feira)
8h30: Apresentação dos resultados dos grupos
12h: Almoço
13h30: Premiação das melhores práticas
16h30: Avaliação e encerramento
-
Ceará2 semanas atrásCeará sanciona lei que impede bloqueio de celulares por inadimplência
-
Iguatu1 semana atrásIguatu é acionado na Justiça por falhas em repasses de consignados; bancos terão que apresentar relatórios
-
Cultura2 semanas atrásMinistério da Cultura, Fundação Raimundo Fagner e Grupo Três Corações apresentam nova produção cênico-musical inspirado em Dom Quixote em Fortaleza e Orós
-
Noticias2 semanas atrásDistribuição do vale-recarga de gás de cozinha começa nesta segunda (24); veja quem pode receber
-
Noticias2 semanas atrásLula retorna ao Ceará para lançar Polo Automotivo e dar início à produção do Chevrolet Spark
-
Mundo1 semana atrásVulcão na Etiópia entra em erupção pela primeira vez em milhares de anos
-
Noticias1 semana atrásVoos internacionais são suspensos na Venezuela após alerta sobre intensificação militar
-
Educação1 semana atrásNovas suspeitas indicam que Edcley vazou mais itens do Enem antes da prova

