Iguatu

STDS realiza certificação de novos profissionais ao mercado de trabalho em Iguatu

Published

on

Com o propósito de preparar a mão de obra e reforçar o mercado de trabalho. Nesta quinta-feira, 09, mais de 30 profissionais qualificados pelo projeto Criando Oportunidades, receberam seus certificados de profissionalização. As formaturas foram presididas pelo titular da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), Josbertini Clementino, na Câmara Municipal de Iguatu (CMI) com a presença de políticos locais e sociedade civil organizada.

Os 37 concludentes de Iguatu, passaram por formações nos cursos de Agente Operacional de Vendas (20) e de Modelagem (17). Para o secretário Josbertini, as ações de qualificação profissional engrandecem os municípios e, mais que capacitar, despertam nos educandos o espírito empreendedor. “O Governo do Estado é muito firme no propósito de fortalecer cada vez mais o processo de desenvolvimento do interior e entendemos que capacitar às pessoas, garantir que elas fiquem aptas para exercer novas atividades é um passo fundamental nesse processo”, destaca.

Parcerias

Na cidade de Iguatu os programas foram desenvolvidos pelo Rotary Club de Iguatu e a comunidade de Barreira dos Pinheiros. Para o presidente da entidade de serviço a entrega dos diplomas foi um momento de celebração.  “Muitos nos orgulha em poder contribuir com a capacitação de novos profissionais. Na época ofertamos nosso espaço como contrapartida, para realização do aprendizado bem como selecionamos o público alvo. É de total interesse seguirmos com essa parceria”, afirmou Vinicius Mendonça.  As turmas do projeto são desenvolvidas de acordo com a potencialidade e a situação socioeconômica de cada município.

Articulado com outras políticas públicas, o projeto Criando Oportunidades também amplia as oportunidades. O projeto que, no ano passado, capacitou 3.741 pessoas, tem como público prioritário mulheres chefes de família cadastradas no CadÚnico, beneficiárias ou não do Bolsa Família; trabalhadores sem ocupação e desempregados; pessoas que trabalham em condição autônoma; jovens à procura do primeiro emprego; e segmentos especiais. A exemplo de Sheyna Amorim, antes desempregada ingressou no curso de Agente Operacional de Vendas e logo conseguiu uma oportunidade de emprego em uma rede de farmácias da cidade. “Foi muito importante. No curso eu aprimorei meus conhecimentos, apreendi a importância de atender bem o cliente, abordagem e fazer que o consumir esteja bem em nossa empresa”, pontuou.

Distrito Industrial

O titular da STDS adiantou que é pretensão do estado incentivar projetos como a fomentação dos mini distritos industriais no interior, a partir de empreendimentos instalados em galpões pertencentes ao Estado. “Com a iniciativa, o governo pretende fortalecer a base produtiva local, aumentar a competitividade dos pequenos negócios e estimular o empreendedorismo, além de fortalecer o associativismo comercial, e pode atender indústrias enquadradas nos perfis de implantação, modernização e relocalização. Acredito que por ser uma voz muito forte que população, os representantes locais estejam trabalhando a vida do empreendimento para a localidade”, disse Josbertine.

Como prefeito em exercício na solenidade, Mário Rodrigues (PDT), afirma que a vinda do distrito está sendo trabalhada em várias frentes. “Já intervirmos junto ao Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico, ao governador Camilo, e agora com o secretário Josbertine, sempre que pudemos reforçamos essa demanda. Com mini distrito industrial podemos alavancar empresas e investidores e assim gerar renda”, pontuou.

EM ALTA

Sair da versão mobile