Conecte-se conosco
SSPDS.CE.GOV.BR

Regional

Setembro Verde: mês das doações começa com 1.047 transplantes

Publicado

on

Esses resultados foram possíveis devido em grande parte ao crescimento das notificações de potenciais doadores e à diminuição dos não doadores.

Pela primeira vez na história, o Ceará inicia o mês das doações de órgãos e tecidos com mais de mil transplantes realizados no ano. A marca de 1.047 transplantes no Estado em 2016 reveste de significado a celebração do Setembro Verde, referência à cor do laço símbolo mundial da doação de órgãos e tecidos para transplantes. Em 2015, quando foi estabelecido o recorde de 1.433 transplantes no ano, o mês de setembro começou com 915 transplantes realizados entre janeiro e agosto. Os 386 transplantes que faltam para igualar o número do ano passado prenunciam mais uma superação de recorde no Ceará em 2016. Em relação ao ano passado, no período de janeiro a agosto, é maior o número de transplantes de coração, pulmão, medula óssea e córnea em 2016. Este ano já são 168 transplantes de rim, 23 de coração, 128 de fígado, 3 de pâncreas, 55 de medula óssea (38 autólogos e 17 alogênicos), 663 de córnea e 7 de esclera.

Esses resultados foram possíveis devido em grande parte ao crescimento das notificações de potenciais doadores e à diminuição dos não doadores. De acordo com o Registro Brasileiro de Transplantes (RBT), no primeiro semestre de 2015 o Ceará fez 260 notificações de potenciais doadores e 293 no mesmo período deste ano, incremento de 12,7%. Entre as causas da não concretização das doações, as recusas familiares diminuíram de 43% de 150 entrevistas realizadas em 2015 para 38% de 186 entrevistas com famílias de potenciais doadores em 2016. Com isso, a projeção de doadores efetivos saltou de 19,0 por milhão da população/ano (pmp/ano) em 2015 para 24,3 pmp/ano em 2016, proporção maior que a registrada em todo o ano passado, de 23,5 pmp/ano.

Solidariedade

O Brasil tem hoje o maior sistema público de transplantes do mundo, no qual cerca de 95% dos procedimentos e cirurgias são feitos com recursos públicos. O Ceará, anualmente, fica entre os Estados que mais realizam transplantes de órgãos no país, com recordes sucessivos. Além do elevado nível de especialização e excelência das equipes transplantadoras no Ceará e do trabalho das Comissões Intra-Hospitalares de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTTs), um dos principais fatores que contribuem para o crescimento no número de transplantes é a solidariedade característica dos cearenses. Para ser um doador não precisa deixar mais nada por escrito. Basta avisar a sua família sobre a vontade de doar e ajudar a salvar vidas.

O processo de doação começa com a identificação e manutenção dos potenciais doadores. Para doar não precisa deixar nada registrado na carteira de identidade. Basta falar para a família da vontade de doar. Nos hospitais, o profissional da CIHDOTT realiza avaliação das condições clínicas do potencial doador, da viabilidade dos órgãos a serem extraídos e faz entrevista para solicitar o consentimento familiar da doação dos órgãos e tecidos. Em seguida, os médicos comunicam à família a suspeita da morte encefálica, realizam os exames comprobatórios do diagnóstico, notificam o potencial doador à Central de Transplantes, que repassa a notificação à CIHDOTT. Nos casos de recusa da doação, o processo é encerrado.

Central de Transplantes

O Ceará tem 62 hospitais notificantes de potenciais doadores, públicos, privados e filantrópicos, cadastrados no Ministério da Saúde. Das 18 Comissões Intra-Hospitalares formalizadas no Estado, 14 delas funcionam em Fortaleza, duas em Sobral e duas no Cariri. As UPAs 24 horas também fazem a notificação de potenciais doadores de órgãos e tecidos através dos hospitais notificantes. A Central de Transplantes do Ceará funciona 24 horas, sete dias por semana, na sede da Secretaria da Saúde do Estado, e coordena as atividades de transplantes no âmbito estadual, tendo como principais responsabilidades regular a lista dos receptores de órgãos e tecidos, receber notificações de potenciais doadores com diagnóstico de morte encefálica e articular a logística que torna a cirurgia de transplante possível.

A realização de transplantes ou enxerto de tecidos, órgãos ou partes do corpo humano só poderá ser realizada por estabelecimento de saúde, público ou privado, e por equipes médico-cirúrgicas de remoção e transplante previamente autorizadas pelo órgão de gestão nacional do Sistema Único de Saúde. O Ceará tem 40 centros transplantadores, entre públicos e privados, em Fortaleza (37), Sobral, Crato e Barbalha. Da rede pública estadual, são centros transplantadores o Hospital Geral de Fortaleza (HGF), Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (HM) e o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce). O HGF ainda mantém o único público no Ceará, referência na captação, preservação e distribuição de córneas para os centros transplantadores de Fortaleza.

*Assessoria de Comunicação da Sesa

Radio Ao vivo

0:00

SAIU NA MAIS

anúncio
Videos2 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 25/04/2025 – Ex-vereador confirma acordo entre Ednaldo Lavor e Roberto Filho

Videos2 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 25/04/2025

Iguatu2 dias atrás

Ex-vereador confirma acordo entre Ednaldo Lavor e Roberto Filho e afirma que 50% já foi cumprido

Noticias3 dias atrás

A partir desta sexta-feira (25), bancos passam a oferecer consignado CLT diretamente aos trabalhadores

Noticias3 dias atrás

Governo anuncia operação para ressarcir valores descontados indevidamente da folha de pagamento de aposentados e pensionistas do INSS

Noticias3 dias atrás

Consultora comercial passou por uma grave internação de sete dias e precisou de sessões de hemodiálise após realizar escova progressiva em Fortaleza

Videos3 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 24/04/2025 – O PAA Leite voltou em Iguatu. Merenda mais uma vez passa por ajustes

Americando3 dias atrás

AMERICANDO: Quem é Chico Katraca? – perguntam-me

Iguatu3 dias atrás

Justiça suspende autuações ambientais contra Rádio Liberdade AM em Iguatu

Noticias4 dias atrás

Fortaleza e os municípios da Região Metropolitana devem continuar registrando chuvas isoladas até sexta-feira (25)

Noticias4 dias atrás

Onça causou ataque fatal a um caseiro e voltou ao local atacando equipe da PMA

Noticias4 dias atrás

Receita Federal anunciou liberação da consulta ao lote residual de restituições do Imposto de Renda

Colunas4 dias atrás

COLUNA DIREITO E CIDADANIA: O PAPA QUE INCOMODA

Videos4 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 23/04/2025 – Moradores da Vila Agenor Carneiro denunciam ameaça de despejo e cobram apoio da Prefeitura

Videos4 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 23/04/2025

Videos4 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 22/04/2025 – O Argentino Jorge Mario Bergoglio, o primeiro Papa vindo das Américas

Noticias4 dias atrás

Em agenda na China, governador do Ceará busca ampliar investimentos

Noticias4 dias atrás

Duas mortes por ‘Fungo Negro’ foram registradas no interior do Ceará

Noticias4 dias atrás

Mulher de 32 anos sofre queda de cinco metros em uma cachoeira na Serra da Ibiapaba

Videos5 dias atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 22/04/2025

Videos5 dias atrás

Comunidade Católica de Iguatu lamenta falecimento do Papa Francisco

CeLelebridades5 dias atrás

COLUNA: CeLELEbridades

Economia5 dias atrás

Cultivo de algodão volta a ganhar força na economia regional

Noticias5 dias atrás

No Ceará, somente no primeiro trimestre de 2025, foram registradas 6.189 denúncias de violência contra mulheres

Mundo5 dias atrás

Em testamento, Papa Francisco pede túmulo simples, sem decoração especial

Videos5 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 22/04/2025

Iguatu6 dias atrás

Sete cardeais brasileiros estão entre os possíveis eleitores do novo papa

Iguatu6 dias atrás

Como é o funeral de um Papa: rituais, tradição e despedida solene

Brasil6 dias atrás

LUTO NA IGREJA CATÓLICA: MORRE O PAPA FRANCISCO AOS 88 ANOS

Noticias2 semanas atrás

Previsão do tempo no Ceará indica redução no volume de chuvas

EM ALTA

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.