Regional

SENAI soma 73 milhões de brasileiros capacitados desde sua fundação

Published

on

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, o Senai, já capacitou, em 75 anos desde a sua fundação, mais de 73 milhões de pessoas em todo o país. Criado em 1942 e parte do Sistema S, como o Sebrae e o Sesc, o Senai é uma instituição privada brasileira, de interesse público e sem fins lucrativos. Em 2016, foi apontado pela Organização das Nações Unidas, a ONU, como uma das principais instituições educacionais do Hemisfério Sul.

Seus resultados em números não impressionam só os órgãos internacionais. Somente em 2017, foram nada menos do que dois milhões trezentas e setenta e duas mil, quatrocentos e vinte e uma matrículas em educação profissional. Um total de 19.237 empresas foram atendidas em serviços técnicos e tecnológicos. E 1,3 milhão de ensaios laboratoriais foram realizados.

A gestão das entidades do Sistema S foi apresentada nesta semana, em audiência pública da Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor do Senado. Representantes de entidades do Sistema S, como a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e a Confederação Nacional do Comércio (CNC), mostraram aos senadores a aplicações de recursos em 2017 e os serviços prestados pelas entidades.

A participação popular durante a audiência, transmitida na internet pela Agência Senado, registrou cerca de 2.400 comentários. A maioria deles positivos e elogiosos ao Sistema S.
Para o senador Armando Monteiro, do PTB de Pernambuco, a capacitação feita pelo Senai tem servido, inclusive, para modernizar e atualizar as demandas dos profissionais exigidos pela indústria no Brasil.

“Nós temos a mais vigorosa, a mais expressiva, a mais diversificada indústria da América Latina. Isso se deu com uma imensa contribuição do sistema S. Formando quadros, capital humano, criando, capacitando desenvolvendo…”

O Senai conta, em todo o país, com 541 unidades fixas e 452 unidades móveis, sendo dois barcos-escola, o que possibilita a expansão de atendimento aos milhares de municípios brasileiros.

EM ALTA

Sair da versão mobile