Iguatu
Senac presta consultoria para o varejo de Iguatu
[caption id="attachment_11056" align="alignleft" width="600"]Os participantes do evento receberam os consultores da instituição que estiveram no município para falar sobre a segurança alimentar, tema que faz parte do Programa Alimentos Seguros (PAS) FOTO: HONÓRIO BARBOSA[/caption]A iniciativa visa a melhorar a qualidade do produto, o atendimento ao cliente e a prestação de serviços


Os participantes do evento receberam os consultores da instituição que estiveram no município para falar sobre a segurança alimentar, tema que faz parte do Programa Alimentos Seguros (PAS) FOTO: HONÓRIO BARBOSA
Desde 2003, que o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) promove consultorias na área de segurança alimentar, por meio do Programa Alimentos Seguros (PAS). Em decorrência do crescimento da demanda, a instituição ampliou, em 2012, o atendimento para outras áreas: gastronomia, design, beleza, hospitalidade e gestão empresarial.
Empresas da Capital e do Interior são assessoradas, melhorando a qualidade dos produtos, a atenção com os consumidores e a prestação de serviços. Em 2013, o Senac atendeu empresas em áreas de segurança alimentar, gastronomia, design, meio ambiente e beleza. Os empreendimentos estão situados nos municípios de Crato, Juazeiro do Norte, Iguatu e também na capital, Fortaleza.
Na última década ocorreu a expansão de empresas comerciais e de prestação de serviços no Interior do Ceará. Esse crescimento pressiona os empresários a investir em modernização dos espaços de comercialização. A concorrência ficou mais acirrada. “Quem trabalha com alimentação deve atender às exigências dos consumidores, oferecendo produtos de qualidade, e exige cuidados redobrados na manipulação dos gêneros”, explica a consultora do Senac, Clarice Araújo de Brito. “As empresas crescem e precisam ter organização e boa gestão”, disse.
Recentemente, o Senac realizou nas cidades de Iguatu, Juazeiro do Norte e Fortaleza, a entrega de placa de reconhecimento às empresas que aderiram às consultorias no ano de 2013. “O Senac está atento às exigências do mercado de comércio de bens, serviços e turismo. Esperamos para este ano mais adesão de empresas aos serviços de consultoria”, frisou a diretora local da instituição, Liduína Bezerra. Ela observou que alguns empresários resistem em participar do programa de consultoria, alegando dificuldades e falta de tempo. “Visitamos as empresas e mostramos que os empresários têm responsabilidade e compromisso em levar à mesa do consumidor qualidade”, destacou.
“Os nossos serviços são oportunidades que as empresas do Interior dispõem para a melhoria de gestão e atendimento à clientela”, destacou.
O programa de consultorias é realizado em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O representante do escritório da instituição, nesta cidade, Tales Teixeira, disse que o trabalho vem crescendo na região a partir da adesão de empresários de outras cidades, além de Iguatu. Anunciou que para este ano haverá um incentivo maior, pois o Sebrae vai arcar com 80% dos custos de consultoria e a empresa 20%.
“Esperamos que quem já participou, continue aderindo ao programa em novas áreas”, frisou Tales Teixeira. Já o representante da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará (Fecomércio/CE), Nelson Gomes, chamou a atenção para a importância da presença do Senac no Interior oferecendo aos empresários serviços que contribuem para a melhoria organizacional das empresas e dos produtos e serviços oferecidos aos consumidores.
“Temos bons exemplos de empresas que aderiram à consultoria e conquistaram mais clientes com melhor estrutura de atendimento e melhor qualidade em seus produtos”, destacou.
Clarice Araújo disse que desde 2012 vem se esforçando para atrair mais empresas para as consultorias ofertadas. Ela destacou que o PAS é o que mais tem adesão, com destaque para o segmento de boas práticas de manipulação de alimentos.
As consultorias têm duração de um a três meses e valor variável entre R$ 300,00 e R$ 1.000,00 dependendo do que foi contratado. A partir delas, os empresários têm a possibilidade de reduzir desperdício, custo e motivar a equipe para o trabalho, aderir às novas tecnologias e estratégias gerenciais.
O empresário Ernani Lima vai inaugurar, no próximo mês, um restaurante nesta cidade e já participou da consultoria nas áreas de gastronomia e gestão. “Quero fazer tudo correto, seguindo a orientação adequada de administração”, disse. O empreendimento foi construído segundo os padrões sugeridos pelo Senac. “O próximo passo será conquistar o certificado de qualidade”.
Mais informações
Senac
Centro de Atividades de Iguatu
Rua 13 de Maio, 1134
Prado
Fone: (88) 3581. 6073
Fonte: Diario do Nordeste
-
Videos20 horas atrás
Balaio de Gatos – Edição 25/04/2025 – Ex-vereador confirma acordo entre Ednaldo Lavor e Roberto Filho
-
Videos2 dias atrás
Balaio de Gatos – Edição 24/04/2025 – O PAA Leite voltou em Iguatu. Merenda mais uma vez passa por ajustes
-
Videos3 dias atrás
Balaio de Gatos – Edição 23/04/2025 – Moradores da Vila Agenor Carneiro denunciam ameaça de despejo e cobram apoio da Prefeitura
-
Videos3 dias atrás
Balaio de Gatos – Edição 22/04/2025 – O Argentino Jorge Mario Bergoglio, o primeiro Papa vindo das Américas
-
Videos21 horas atrás
AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 25/04/2025
-
Videos3 dias atrás
AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 23/04/2025
-
Videos4 dias atrás
AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 22/04/2025
-
Videos4 dias atrás
Comunidade Católica de Iguatu lamenta falecimento do Papa Francisco