Conecte-se conosco

Noticias

Segunda onda: estudo do Ipea aponta Ceará como bom exemplo

Publicado

on

Diferentemente do que ocorreu em 2020, os estados brasileiros demoraram mais a adotar medidas restritivas para conter o avanço da Covid-19 nesta segunda onda da pandemia. Nota técnica do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) indica que a maioria das unidades federativas só agiu quando já havia altos números de casos e óbitos e os sistemas de saúde estavam pressionados. Nesse cenário, mesmo que pudesse ter agido ainda mais cedo, o Ceará é citado como exceção.

Assim como o Acre e o Espírito Santo, o Ceará parece ter “reagido de forma relativamente rápida ao início da segunda onda”, diz o estudo. “Outros estados optaram por não enrijecer as medidas de forma substantiva – ou até as relaxaram – ainda que o número de novos óbitos crescesse de forma acelerada, como nos casos de Mato Grosso, de Rondônia e do Tocantins”, continua o autor, Rodrigo Fracalossi de Moraes, economista e pesquisador do Ipea.

A atuação reativa dos estados, em contraste com a postura preventiva adotada em 2021, pode ter contribuído para a maior gravidade da segunda onda da pandemia no País, afirmou o economista em entrevista ao O POVO. Junto a isso, a falta de uma política nacional de distanciamento pode ter impactado principalmente estados com menos recursos.

“Não justifica uma gestão ruim da pandemia, mas é um fator que tem que ser levado em conta. Montar uma equipe inteira, criar parâmetros, critérios de distanciamento, protocolos específicos, recriar tudo localmente é muito complicado. Deveria ter sido feito a nível nacional, com protocolos comuns, que se apliquem a todos os estados”, afirmou. A adoção de um plano de retomada das atividades econômicas e comportamentais no Ceará também é pontuado pelo economista como um aspecto positivo.

Outro ponto observado na pesquisa é o rigor adotado nas ações estaduais. A análise é feita por meio do índice de medidas legais de distanciamento social (IDS), que mede o grau de rigor de seis tipos de restrição: grandes eventos e atividades culturais, esportivas e religiosas; atividades comerciais não essenciais; bares, restaurantes e similares; estabelecimentos de ensino; transporte público e atividades industriais não essenciais.

O IDS varia de zero a dez, sendo dez o nível mais restrito. O Ceará foi o único estado a atingir IDS 10 em abril de 2020, enquanto a média nacional foi de 6,3. “Outros estados tiveram medidas bastante restritivas também, mas eles não as sustentaram por muito tempo. Isso aconteceu em Santa Catarina, Goiás e Alagoas. A diferença é que no Ceará teve um tempo muito longo de medidas bem rígidas. (…) Para conseguir manter por muito tempo, precisa de uma capacidade de articulação muito grande”, explica Rodrigo Fracalossi de Moraes.

Porém, esse índice, no Estado, foi 36% menor em março de 2021 e chegou a 6,4. Apesar da queda, foi o terceiro maior do País — atrás do Rio Grande do Sul (6,7) e do Distrito Federal (6,5%). Considerando as 27 unidades federativas, o índice nacional, nesta segunda onda, foi de 4,7 — uma redução de 25% em relação a abril de 2020.

O nível de restrição necessário varia de acordo com o estágio da pandemia em cada local. Para ilustrar, o pesquisador exemplifica que, em um cenário muito grave, de falta de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e números de novos casos e óbitos muito altos, o IDS deveria ser de aproximadamente 8. “Seria fechar tudo (pelo menos por algum tempo). A única coisa que poderia ficar aberta em uma situação desse tipo, fora as atividades essenciais, seria a indústria”, explica.

Fonte: O Povo

Continue lendo

Radio Ao vivo

00:00

SAIU NA MAIS

anúncio
Noticias14 horas atrás

Previsão do tempo no Ceará indica redução no volume de chuvas

Noticias15 horas atrás

Alunos de ‘cursinhos populares’ receberão uma bolsa de R$ 200 para apoiar sua permanência nos estudos

Noticias15 horas atrás

Trecho da BR-116 no Ceará terá tráfego em sentido único

Videos18 horas atrás

Balaio de Gatos – Edição 16/04/2025 – Mais de 44 mil litros de leite deixaram de ser distribuídos em Iguatu desde janeiro

Iguatu2 dias atrás

Exclusivo: Diálogos revelam suposto acordo de R$ 50 Mil entre candidato e traficante em Iguatu

Noticias2 dias atrás

Governo Trump pode solicitar aos países que escolham entre a China e os EUA

Noticias2 dias atrás

Operação especial pretende reforçar a segurança durante os feriados prolongados da Semana Santa e de Tiradentes

Noticias2 dias atrás

Consumidores do Ceará terão uma redução média de 2,1% na tarifa de energia elétrica

Iguatu2 dias atrás

ARCE: Água fornecida à população pode estar contaminada e interdição parcial da ETE de Iguatu é recomendada

Iguatu3 dias atrás

Secretaria de Agricultura de Iguatu suspende programa do leite e deixa 25 instituições e centenas de famílias sem 44 mil litros de leite há 3 meses

Noticias3 dias atrás

Anvisa aprovou registro definitivo da vacina contra a chikungunya no Brasil

Noticias3 dias atrás

Pagamento do terceiro lote do abono salarial PIS-Pasep 2025 começa nesta terça-feira (15)

Videos3 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 14/04/2025 – Crescem reclamações de perseguição na gestão de Roberto Filho. E se fosse o Ilo Neto?

Noticias3 dias atrás

Isenção para o ENEM 2025 pode ser solicitada a partir desta segunda-feira, 14

Noticias3 dias atrás

Projeto permite que mulheres a partir de 18 anos possam adquirir, possuir e portar armas de fogo; entenda

Noticias3 dias atrás

Homem compra berço pela internet para o filho, mas recebe par de chinelos, no Ceará

Videos3 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 14/04/2025

Noticias7 dias atrás

Caixa libera saque calamidade para moradores de Acopiara e Mombaça

Iguatu7 dias atrás

AIJE Contra José Ilo por Compra de Votos em Iguatu Expõe Material de Campanha, Anotações Suspeitas e Leva à Perícia em Celulares

Iguatu7 dias atrás

Audiência revela possíveis vínculos entre facção criminosa e grupo político vitorioso em Iguatu

Noticias7 dias atrás

Produção brasileira de grãos na safra 2024/25 deve atingir um recorde de 330,3 milhões de toneladas

Noticias7 dias atrás

Prazo de inscrição para concurso de delegado da Polícia Civil se encerra nesta sexta-feira (11)

Ceará1 semana atrás

Ceará tem a 2º maior proporção de alunos do ensino médio em tempo integral no Brasil

Mundo1 semana atrás

Nasce primeiro bebê de britânica após um transplante de útero recebido da própria irmã

Economia1 semana atrás

Certificado para exportação de ração animal está mais rápido no Brasil

Videos1 semana atrás

Balaio de Gatos – Edição 09/04/2025 – Justiça Eleitoral realiza hoje audiências sobre compra de votos em Iguatu envolvendo Ilo Neto e Roberto Costa Filho

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 09/04/2025

Videos1 semana atrás

Balaio de Gatos – Edição 08/04/2025 – Escândalo ambiental em Iguatu: ETE do SAAE arrecada milhões e joga esgoto cru no Jaguaribe

Iguatu1 semana atrás

TRE-CE escolhe nova presidência para o biênio 2025-2027

Noticias1 semana atrás

A obesidade infantil é um dos maiores desafios de saúde pública atualmente

EM ALTA

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.