Noticias
Sefaz-CE lança Programa de Democratização de Dados em evento institucional
A Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE) lançou, nesta sexta-feira (22/08), o Programa de Democratização de Dados, em evento realizado no auditório da instituição. A iniciativa, liderada pela Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Cotic), tem como objetivo promover o uso estratégico dos dados na gestão pública, contribuindo para decisões mais embasadas e eficazes. O coordenador Thiago Barcelos destacou que o programa, idealizado em 2024, visa dar mais autonomia às áreas fazendárias no acesso e uso dos próprios dados, por meio de ferramentas adequadas e processos bem definidos.
Durante o lançamento, gestores reforçaram a importância do programa para o futuro da administração pública. O secretário executivo de Planejamento e Gestão Interna, Guilherme França, elogiou a atuação da Cotic e destacou que os dados serão fundamentais para enfrentar os desafios trazidos pela Reforma Tributária. Já a secretária executiva do Tesouro Estadual e Metas Fiscais, Roberta Pita, ressaltou que a iniciativa fortalece a capacidade de tomada de decisão e a transparência institucional, contribuindo para uma Sefaz mais moderna e integrada.
A programação incluiu palestra do diretor executivo da consultoria Gartner, Wagner Gomes, que apontou os dados como pilar central da gestão contemporânea, junto a pessoas, processos e tecnologias. Os servidores Luciano Tecchio e Inês Vale apresentaram as frentes do programa, como governança de dados, uso de inteligência artificial, qualidade da informação, ferramentas de acesso e ações de aculturamento. Entre os próximos passos estão capacitações, pesquisa sobre maturidade de dados, aquisição de ferramentas e a implantação gradual dos processos de governança.
-
Iguatu1 semana atrásEXCLUSIVO: Fumaça, barulho e relatos de doenças: por que fundição segue operando em bairro residencial de Iguatu?
-
Mundo1 semana atrásSenado dos Estados Unidos barra proposta para restringir poderes de Donald Trump na guerra contra o Irã
-
Noticias2 semanas atrásCâmara aprovou projeto de lei que autoriza a venda de medicamentos em redes de supermercados
-
Noticias2 semanas atrásEstudo alerta para risco de desaparecimento de espécie exclusiva do Cariri cearense
-
Ceará2 semanas atrásCeará registrou chuvas em mais de 110 municípios no intervalo de 24 horas
-
Noticias1 semana atrásBolão registrado em Eusébio leva prêmio de R$ 158 milhões na Mega-Sena
-
Noticias1 semana atrásCeará ocupa a 3ª posição no Nordeste em número de cidades com shopping centers
-
Americando1 semana atrásAMERICANDO: Carência existencial

