Iguatu
Secretaria realiza “Café com Ciência”

Com a presença de coordenadores acadêmicos e representantes de ensino superior lotados na cidade de Iguatu, a Secretaria Municipal de Ciências e Tecnologia realizou na terça-feira (18) a primeira edição do ‘Café com Ciência’ no campus Multi-institucional Humberto Teixeira. A reunião de consulta e planejamento contou com a participação de aproximadamente 30 representações de entidades acadêmicas e movimentos sociais da cidade.
A Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de esteve presente na ocasião por meio da coordenadora da educação profissional da Secitece, Neyla Menezes, ela ressaltou a importância do momento que serviu para apreciar as demandas locais. Neila disse ainda o que a secretaria pode ofertar diversas atividades a cidade. “Queremos fazer uma gestão de planejamento na cidade, voltaremos a desenvolver as ações do Centro Vocacional Tecnológico (CVT) que agora funcionará no campus, popularizar da ciência por meio de um ônibus itinerante. O secretário Inácio Arruda já firmou compromisso com a instalação ainda nesse ano da micro usina fotovoltaica”, adiantou.
A Coordenadora de Educação Profissional da Sec. Estadual de Ciência e Tecnologia e Ensino Superior do Estado Neila Moreira afirmou que as demandas de diversos municípios já visitados pela pasta vêm sendo a mesma. “Todos os municípios pedem a instalação de polos universitários. Por meio do programa universidade aberta do brasil imaginamos suprir essa carência”, disse.
Cida Albuquerque secretária da SECITE/Iguatu disse que a pretensão das ‘rodas de conversas’ com a comunidade acadêmica visa também buscar soluções para ofertar uma maior variedade de cursos de ensino superiores na cidade. “Claro que também está inclusa essa demanda. Buscaremos caminhos e parcerias num projeto construído a várias mãos”, afirmou.
Dentre os coordenadores acadêmicos e representantes de ensino superior lotados na cidade de Iguatu, esteve presente o diretor do IFCE/Campus Iguatu Djalma Honório que destacou as potencialidades de crescimento no ensino voltado para ciência e tecnologia. “Os centros universitários e de ensino regular tem que oferecer sua ciência a comunidade. Romper barreias e sair das paredes das instituições. Temos no IFCE o ‘projetos linhas’ que incentiva o baixo consumo de energia. Juntos temos que buscar soluções e medidas para que os programas cheguem a uma parcela maior da população”, disse.
-
Videos10 horas atrás
Balaio de Gatos – Edição 25/04/2025 – Ex-vereador confirma acordo entre Ednaldo Lavor e Roberto Filho
-
Videos1 dia atrás
Balaio de Gatos – Edição 24/04/2025 – O PAA Leite voltou em Iguatu. Merenda mais uma vez passa por ajustes
-
Videos2 dias atrás
Balaio de Gatos – Edição 23/04/2025 – Moradores da Vila Agenor Carneiro denunciam ameaça de despejo e cobram apoio da Prefeitura
-
Videos3 dias atrás
Balaio de Gatos – Edição 22/04/2025 – O Argentino Jorge Mario Bergoglio, o primeiro Papa vindo das Américas
-
Videos10 horas atrás
AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 25/04/2025
-
Videos2 dias atrás
AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 23/04/2025
-
Videos3 dias atrás
AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 22/04/2025
-
Videos3 dias atrás
Comunidade Católica de Iguatu lamenta falecimento do Papa Francisco