Conecte-se conosco
SSPDS.CE.GOV.BR

Iguatu

Secretaria de Agricultura de Iguatu suspende programa do leite e deixa 25 instituições e centenas de famílias sem 44 mil litros de leite há 3 meses

Publicado

on

Mais de 44 mil litros de leite supostamente deixaram de ser distribuídos. Justificativa da troca de coordenador é considerada frágil e pode gerar responsabilização na Justiça

Iguatu (CE) — A Secretaria Municipal de Agricultura suspendeu, desde janeiro de 2025, o funcionamento do PAA Leite (Programa de Aquisição de Alimentos – Leite), deixando centenas de famílias em vulnerabilidade social e 25 instituições sem o fornecimento do alimento.

Com uma média mensal prevista de 12.600 litros de leite, (1.350 e 1.800 litros em duas remessas semanais) a paralisação causou a não entrega de mais de 44 mil litros não entregues. Entre os afetados estão crianças acolhidas, idosos, pessoas em tratamento psiquiátrico, alunos de creches e escolas, além de famílias atendidas pelo CadÚnico e pelo Bolsa Família.

Ofício de 03 de Janeiro de 2025 suspendendo o programa

A distribuição funcionava — e foi suspensa sem motivo técnico

Antes da suspensão, os CRAS (Centros de Referência em Assistência Social) dos bairros Santo Antônio, Alto do Jucá, Areias e outros recebiam o leite e distribuíam às famílias ou repassavam para instituições sociais. O leite também ia direto para locais como:

  • Hospital Regional de Iguatu
  • Casa de Acolhimento Padre José Marques
  • Casa de Acolhimento Irmã Dulce
  • CAPS AD, CAPS 3 e CAPS Infantil
  • Cozinha Comunitária do Bairro Areias
  • Diversas creches e escolas públicas
  • Residência Terapêutica

Mesmo exonerado, o antigo coordenador do programa se dispôs e poderia, segundo especialistas, ter atuado como voluntário para garantir a continuidade da distribuição até a nomeação de um substituto ou a sua recontratação, haja vista que o antigo coordenador já havia revovado o programa ainda na época de transição. No entanto, isso não aconteceu.

“O leite era mandado pro abrigo das crianças sim através de um dos CRAS. E está suspenso desde janeiro”, confirmou o jornalista Luís Sucupira.

E-mail encaminhando o ofício da Secretaria de Agricultura suspendendo o programa

Interrupção pode gerar ações judiciais

Especialistas em direito público afirmam que a suspensão sem justificativa técnica, especialmente em um programa federal essencial, pode caracterizar omissão administrativa grave, ferindo o direito à alimentação previsto na Constituição. A situação pode motivar Ação Civil Pública e responsabilização da gestão municipal.

O PAA Leite é voltado ao combate à fome e valorização da agricultura familiar. Cada família pode receber até 7 litros de leite por semana, repassados por meio dos CRAS. O programa é financiado com recursos federais e não tem custos para o município.

Prefeitura ainda não se manifestou

Até o momento, não há previsão oficial de retomada do programa. A Prefeitura de Iguatu e a Secretaria de Agricultura não se pronunciaram publicamente, o que aumenta a pressão popular por respostas.

Diante da omissão, moradores e entidades sociais já articulam mobilizações para exigir a retomada imediata do programa e o ressarcimento das perdas.

Radio Ao vivo

0:00

SAIU NA MAIS

anúncio
Videos9 horas atrás

Balaio de Gatos – Edição 30/04/2025 – Gravação de fevereiro de 2025 levanta suspeitas: uso político ou negociação particular?

Noticias1 dia atrás

Suspeito de se passar por governador Elmano afirma que solicitação de dinheiro foi apenas uma brincadeira

Noticias1 dia atrás

Sindicato dos Comerciários de Iguatu e Região confirma regras para o feriado do Dia do Trabalho (1º de Maio)

Iguatu1 dia atrás

TCE nega liminar à Ecolix e mantém processo instaurado pela Prefeitura de Iguatu

Videos1 dia atrás

Balaio de Gatos – Edição 29/04/2025 – Mídias da Operação Tempestade I são entregues ao TRE-CE e seguem para Cartório Eleitoral de Iguatu

Ceará2 dias atrás

Falta de vagas em hospital público leva pacientes a dormirem no chão à espera de atendimento

Ceará2 dias atrás

Homem recebe pena de 10 anos por homicídio de mãe idosa no Ceará após espancamento

Ceará2 dias atrás

Novo concurso público para o Corpo de Bombeiros Militar do Estado com 450 vagas

Videos3 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 28/04/2025 – CAF – Ateplan e Itacon recebem 344 mil por consultoria em obras paralisadas

Noticias3 dias atrás

Acrobata do Circo Porto Rico sofreu uma queda durante uma apresentação em Russas

Noticias3 dias atrás

A sangria do gigante de água doce no sertão cearense

Videos3 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 28/04/2025

Iguatu3 dias atrás

Oficina sobre as emoções reúne crianças no Hotel Diocesano em Iguatu

Videos6 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 25/04/2025 – Ex-vereador confirma acordo entre Ednaldo Lavor e Roberto Filho

Videos6 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 25/04/2025

Iguatu6 dias atrás

Ex-vereador confirma acordo entre Ednaldo Lavor e Roberto Filho e afirma que 50% já foi cumprido

Noticias6 dias atrás

A partir desta sexta-feira (25), bancos passam a oferecer consignado CLT diretamente aos trabalhadores

Noticias6 dias atrás

Governo anuncia operação para ressarcir valores descontados indevidamente da folha de pagamento de aposentados e pensionistas do INSS

Noticias6 dias atrás

Consultora comercial passou por uma grave internação de sete dias e precisou de sessões de hemodiálise após realizar escova progressiva em Fortaleza

Videos6 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 24/04/2025 – O PAA Leite voltou em Iguatu. Merenda mais uma vez passa por ajustes

Americando7 dias atrás

AMERICANDO: Quem é Chico Katraca? – perguntam-me

Iguatu1 semana atrás

Justiça suspende autuações ambientais contra Rádio Liberdade AM em Iguatu

Noticias1 semana atrás

Fortaleza e os municípios da Região Metropolitana devem continuar registrando chuvas isoladas até sexta-feira (25)

Noticias1 semana atrás

Onça causou ataque fatal a um caseiro e voltou ao local atacando equipe da PMA

Noticias1 semana atrás

Receita Federal anunciou liberação da consulta ao lote residual de restituições do Imposto de Renda

Colunas1 semana atrás

COLUNA DIREITO E CIDADANIA: O PAPA QUE INCOMODA

Videos1 semana atrás

Balaio de Gatos – Edição 23/04/2025 – Moradores da Vila Agenor Carneiro denunciam ameaça de despejo e cobram apoio da Prefeitura

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 23/04/2025

Videos1 semana atrás

Balaio de Gatos – Edição 22/04/2025 – O Argentino Jorge Mario Bergoglio, o primeiro Papa vindo das Américas

Noticias1 semana atrás

Em agenda na China, governador do Ceará busca ampliar investimentos

EM ALTA

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.