Rotas Imobiliárias
ROTAS IMOBILIÁRIAS: A importância do Corretor de Imóveis no Mercado Imobiliário
A categoria profissional de Corretor de Imóvel foi instituída pela Lei 6.530 de 12 de maio de 1978 , criando assim o profissional que daria um novo rumo ao mercado imobiliário de nosso país. Atualmente contamos com mais de 400 mil corretores no país e 12 mil somente no estado do Ceará. A participação desse profissional no mercado é essencial para o seu desenvolvimento, tendo a missão de captar clientes, atuar na concretização da venda ou locação, além de outras atividades como avaliação de imóveis e assessoria a investidores.
É inegável a importância desse profissional na realização das transações imobiliárias, uma vez que através do seu conhecimento e experiência, poderá oferecer ao cliente alternativas e tomadas de decisões acertadas, que propiciem as melhores escolhas e decisões a serem adotadas.
Infelizmente a atuação de pessoas não habilitadas, conhecidas como falsos corretores, tem trazido grandes problemas ao mercado, uma vez que a sua atuação não possui as garantias que somente o corretor devidamente habilitado pode oferecer. Desta forma, é comum os relatos de pessoas que ao procurarem esse tipo de individuo, acabam criando vários problemas pelo fato de ao serem enganadas, não possuírem uma instituição que os represente e assim a impossibilidade de recorrer para a resolução da situação. O corretor devidamente inscrito no Conselho Regional de Corretores, é fiscalizado e tem a sua atuação acompanhada pelos setores de fiscalização e ouvidoria, estando este portanto a disposição da sociedade em possíveis desvios de conduta do referido profissional.
Para se tornar corretor de imóveis é necessário possuir curso técnico em transações imobiliárias ou superior em gestão imobiliária, ter ensino médio completo e se inscrever no Conselho Regional de Corretores do Estado. Além disso, deverá manter postura que atenda aos preceitos e obrigações regimentais da entidade.
Por fim, ao resolver participar de uma transação imobiliária deve-se recorrer a um corretor devidamente habilitado, para que este possa oferecer as orientações e procedimentos que possibilitem um negócio com garantia jurídica, transparente e revestido da legalidade.
*Por Francinildo Lima, advogado, corretor de imóveis e especialista em Direito Imobiliário.
-
Iguatu1 semana atrásIguatu é acionado na Justiça por falhas em repasses de consignados; bancos terão que apresentar relatórios
-
Cultura2 semanas atrásMinistério da Cultura, Fundação Raimundo Fagner e Grupo Três Corações apresentam nova produção cênico-musical inspirado em Dom Quixote em Fortaleza e Orós
-
Noticias2 semanas atrásDistribuição do vale-recarga de gás de cozinha começa nesta segunda (24); veja quem pode receber
-
Noticias2 semanas atrásLula retorna ao Ceará para lançar Polo Automotivo e dar início à produção do Chevrolet Spark
-
Noticias1 semana atrásVoos internacionais são suspensos na Venezuela após alerta sobre intensificação militar
-
Mundo1 semana atrásVulcão na Etiópia entra em erupção pela primeira vez em milhares de anos
-
Educação1 semana atrásNovas suspeitas indicam que Edcley vazou mais itens do Enem antes da prova
-
Noticias1 semana atrásNikolas Ferreira recebe condenação de R$ 40 mil por comentário contra mulher trans

