Iguatu

Rotaract doa cadernos de caligrafia à creche municipal

Published

on

Com objetivo aprimorar as formas da escrita, estimular a leitura e vontade de apreender, crianças do Centro de Educação Infantil (CEI), José Mendonça Neto, do Bairro Areias, receberam em uma ação do Rotaract Club de Iguatu cadernos de caligrafia. O projeto foi uma experiência inicial que visa abranger ainda mais pessoas da cidade.

O Rotaract une pessoas de 18 a 30 anos para trocar ideias, aprimorar suas habilidades de liderança, ajudar o próximo e se divertir ao longo do caminho. O braço do Rotary Club de Iguatu desenvolve ações constantes em datas comemorativas como Natal e dia da Crianças, voltadas sempre ao público que ainda não foi beneficiado por políticas governamentais. “Optamos por fazer diferente. Vimos a necessidade dessas crianças e decidimos por realizar essa experiência”, disse Lucas Nogueira, presidente do Rotaract.

Nessa primeira etapa, 40 crianças de cinco anos, do turno da manhã e tarde da creche, receberam o material que ainda foi acompanhado de lápis. A entidade já planeja abranger mais pessoas. “Queremos em janeiro do próximo ano produzir 150 cadernos. Tentaremos conseguir parceiros pra doar, além do caderno, lápis e bolsas personalizadas”, adiantou Lucas.

Coordenação motora

O caderno foi impresso e encadernado pelos próprios rotaractanos. Nele a criança conhece e aprende a escrever letras cursivas. “É por ele que se iniciam as atividades de coordenação motora e, em seguida, o alfabeto, que tivemos a preocupação de correlacionar com personagens e bichos”, afirmou.

A caligrafia, assim como outros exercícios relacionados à coordenação motora fina (que influencia no traçado), é adotada na escola para alunos desde o 1º ano do ensino fundamental, mas os alunos da creche do bairro Areias terem a oportunidade de adiantar o processo.  “Foi uma alegria só quando o Rotaract chegou à unidade. Até os pais comemoraram. Muitas escolas construtivistas fecham os olhos para a questão da legibilidade, da limpeza da letra. Isso também é importante. E a caligrafia pode ser utilizada de maneira prazerosa, junto com outros métodos”, defende Gardênia Souza, diretora do CEI agraciado.

Na lista de materiais escolares, o caderno de caligrafia é um item que não aparece há algum tempo. Adotado por algumas escolas apenas quando a criança apresenta dificuldades na escrita e temido por ter sido usado como castigo no passado, o formato do exercício apresentado pelo grupo de jovens fez cair por terra questões do passado. A prova foi o sorriso estampado no rosto das crianças.

EM ALTA

Sair da versão mobile