Conecte-se conosco
SSPDS.CE.GOV.BR

Ceará

Reabertura no CE pode chegar a quase 100 % mesmo antes da vacina

Publicado

on

A economia cearense poderá chegar muito perto do cenário anterior à pandemia mesmo antes da vacina para o novo coronavírus. A perspectiva foi apresentada pelo secretário executivo de planejamento e gestão do Governo do Estado e coordenador do plano de retomada, Flávio Ataliba, defendendo que o Ceará poderá ter quase 100% dos negócios operando novamente antes da liberação da vacina.

Atualmente, o Ceará já conta com, segundo dados do comitê estadual dedicado à retomada, mais de 95% da economia em atividade, com todos os municípios já na quarta fase do plano de retomada. Contudo, Ataliba ponderou que será muito difícil prever como se dará a evolução da economia a partir de agora.

“Temos mais do 95% da economia reaberta. O que falta são segmentos específicos e ampliação de capacidades. Então nesse contexto, acreditamos que, se houver colaboração da população para evitar aglomerações e as empresas seguirem os protocolos, nós conseguiremos, antes de termos uma vacina, deixar a economia funcionando muito próximo a 100%”, disse Ataliba.

Ele também destacou que o objetivo do planejamento do Governo do Estado é garantir que a economia siga em movimento, focando a geração e manutenção de renda e vagas de emprego. “Isso é muito importante para garantirmos geração de emprego e renda na nossa economia. O que fizemos até agora foi para possibilitar que a economia possa senão completamente voltar ao normal, que tenhamos um cenário em que a economia funcione de forma adequada comparando ao início da pandemia”, destacou.

Ataliba também defendeu que o esforço das empresas em seguir os protocolos é um dos pontos importantes para que o plano de retomada da economia seja segura. Ele apontou que a estrutura de fiscalização do Estado não estava preparada para lidar com uma crise como a pandemia do novo coronavírus, mas que o Governo tem se esforçado para checar o cumprimento das recomendações sanitárias em todo o Ceará.

“A fiscalização dos estabelecimentos é de grande importância para o sucesso do plano, e tanto Governo como prefeituras estão fazendo um trabalho na medida do possível, entretanto, estamos diante de uma pandemia, então a estrutura de fiscalização não foi construída para atender a uma pandemia. Por mais que a fiscalização esteja visitando e fazendo com que os protocolos sejam seguidos, é importante que empresários facilitem a vida do Governo e da Prefeitura seguindo as recomendações”, disse.

Em decreto publicado no sábado (26), o Governo do Estado determinou que os estabelecimentos que reincidam no descumprimento dos protocolos sejam novamente autuados e tenham as atividades suspensas por sete dias. Nessa situação, os negócios só poderão reabrir com avaliação favorável de inspeção.

Abertura de segmentos

O secretário ainda revelou que o Estado já montou um planejamento para realizar a liberação dos segmentos da economia que ainda não podem voltar às atividades, como alguns tipos de eventos, aulas presenciais e bares. Contudo, ele não comentou sobre datas e a forma como essa liberação deverá funcionar.

Ataliba disse apenas que a liberação desses segmentos dependerá dos indicadores da pandemia e do acompanhamento semanal do comitê estadual que avalia a evolução da pandemia. “Isso está sendo feito com muita cautela e cuidado e a tônica principal é ter a liberação dessas atividades sem ter retrocesso”, completou o secretário.

Fonte: Diário do Nordeste

Continue lendo

Radio Ao vivo

0:00

SAIU NA MAIS

anúncio
Iguatu8 horas atrás

Coligação acusa defesa de Roberto Filho de mentir à Justiça e apresenta provas de fraude eleitoral nas eleições de 2024 em Iguatu

Noticias11 horas atrás

Ex-secretária de Saúde de Acopiara e ex-candidata a prefeita é indiciada por fraude, peculato e lavagem de dinheiro

Noticias1 dia atrás

Ex-presidente do Uruguai, José “Pepe” Mujica, faleceu aos 89 anos, nessa terça-feira, 13

Noticias1 dia atrás

Cearenses conquistam sete das oito medalhas do Brasil na Olimpíada Internacional de Química

Noticias1 dia atrás

Elmano propõe recriação do Hospital da Polícia Militar do Ceará

Entretenimento2 dias atrás

Gérard Depardieu é condenado a prisão por agressões sexuais durante filmagens

Noticias2 dias atrás

PF realiza operação no Ceará contra suspeitos de fraudar contas digitais do Gov.br

Noticias3 dias atrás

Presidente Lula disse que a relação Brasil-China é ‘incontornável’ e será ‘indestrutível’

Noticias3 dias atrás

MEC divulga nesta segunda (12) o resultado da isenção da taxa de inscrição do Enem 2025

Mundo3 dias atrás

Papa Leão XIV dirigiu um emocionado apelo pela paz diante de cerca de 100 mil fiéis reunidos na Praça São Pedro

Mundo3 dias atrás

EUA e China fecham acordo e reduzem tarifas comerciais por 90 dias

Esportes3 dias atrás

CBF oficializa Carlo Ancelotti como novo treinador da Seleção Brasileira

Iguatu3 dias atrás

Centenário de Dom Mauro é celebrado com vasta programação em Iguatu

Americando3 dias atrás

AMERICANDO: O chão torto que pisaram meus cansados pés

Noticias3 dias atrás

Idoso é carregado em rede até hospital para realizar cirurgia no interior do Ceará

Iguatu5 dias atrás

Disputa em Iguatu vira guerra de narrativas: defesa de Roberto nega vínculo com Thiago e tentam desviar foco com contra-acusação

Noticias6 dias atrás

Presidente do INSS determinou bloqueio de novos descontos referentes a empréstimos consignados

Noticias6 dias atrás

Placa é reinstalada na divisa entre Tibau e Icapuí em meio a disputa territorial de 181 metros entre RN e CE

Mundo7 dias atrás

Americano Robert Francis Prevost, escolheu o nome Leão XIV

Mundo7 dias atrás

Fumaça branca: Igreja Católica acaba de eleger um novo papa

Colunas7 dias atrás

COLUNA DIREITO E CIDADANIA: QUANDO SERÁ A VEZ MERCADO PÚBLICO?

Noticias7 dias atrás

Funceme alerta para a possibilidade de altas temperaturas no Ceará nesta quinta-feira (8)

Mundo7 dias atrás

Segunda votação do conclave termina sem escolha de novo Papa e fumaça preta volta a subir no Vaticano

Ceará7 dias atrás

60,3% dos municípios cearenses estão classificados com baixo nível de desenvolvimento socioeconômico

Videos1 semana atrás

Balaio de Gatos – Edição 07/05/2025 – Histórico de perseguições e desmandos na Secretaria de Agricultura

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 07/05/2025

CeLelebridades1 semana atrás

COLUNA: CeLELEbridades

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 06/05/2025

Ceará1 semana atrás

Ceará pode se tornar o primeiro estado brasileiro a cultivar pistache

Noticias1 semana atrás

Adolescente de 13 anos está desaparecido há sete dias após se afogar na Barra do Ceará

EM ALTA

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.