Noticias
Quase um ano após ter nome e gênero retificado, adolescente trans recebe documento com ‘nome morto’

Quase um ano após ganhar na Justiça o direito de mudar o próprio registro civil, alterando nome e gênero, em uma ação inédita no Ceará, a adolescente trans Lara Mendes Magalhães Torres, de 17 anos, recebeu a carteira estudantil de Fortaleza com o “nome morto” como se refere ao registro de nascimento, antes da mudança para um nome adequado ao seu gênero.
O caso foi relatado nas redes sociais pela mãe de Lara, a jornalista e escritora Mara Beatriz Mendes Magalhães. Na publicação, ela destacou o constrangimento causado à jovem e à família pelo fato do documento, que concede o desconto de meia entrada para os alunos, não ter inserido o novo nome da garota.
“Quando a gente vai ter paz? Nunca? Entrei na Justiça para retificar o nome da Lara porque ela e nós não aguentamos mais o nome morto dela sempre ressurgindo, a ‘retraumatizando’. Já não basta tudo que passamos e que culminou na expulsão dela por transfobia na escola em que ela estudava desde os dois anos? Com a certidão de nascimento nova, achávamos que isso acabaria, mas parece que nunca acaba… Vamos ter que conviver com esse fantasma empurrado sempre pela nossa goela abaixo?”, escreveu Mara Beatriz.
Conforme a jornalista, a filha ligou da escola arrasada, porque a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) “mandou a carteira de estudante nova com um nome que nem existe mais”.
Desde os 12 anos, a adolescente compreendeu que se identificava com o gênero feminino. Ela, então, informou à família sobre a não conformidade com o gênero designado no nascimento. Em junho de 2021, acompanhada dos pais, ela ingressou com ação de retificação do registro civil, a primeira feita pelo Núcleo de Direitos Humanos e Ações Coletivas (NDHAC) da Defensoria Pública Geral do estado (DPCE). A decisão saiu em outubro do ano passado.
Para Mara, a carteira estudantil com o nome errado fez Lara reviver traumas que a família lutou para deixar no passado.
Fonte: G1
-
Videos16 minutos atrás
Balaio de Gatos – Edição 02/04/2025 – Ontem teve Audiência Pública! Serviu para que mesmo?
-
Videos5 dias atrás
Balaio de Gatos – Edição 28/03/2025 – Como consegue trabalhar em 3 empregos (dois na Prefeitura) e ainda ser vereador?
-
Videos6 dias atrás
Balaio de Gatos – Edição 27/03/2025 – A novela da coleta de lixo: Será que tem “jabuti” na história?
-
Videos7 dias atrás
Balaio de Gatos – Edição 26/03/2025 – Coleta de lixo em Iguatu começa antes de contrato ser fechado, com custo previsto de R$ 3,2 milhões
-
Videos26 minutos atrás
AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 02/04/2025
-
Videos2 dias atrás
AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 31/03/2025
-
Videos5 dias atrás
AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 28/03/2025
-
Videos5 dias atrás
AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 28/03/2025