Brasil

Prévia da inflação de outubro: impacto do transporte e queda nos preços dos combustíveis

Published

on

O IBGE divulgou nesta quinta-feira (26) que a prévia da inflação oficial de outubro foi de 0,21%, menor que a de setembro, que foi de 0,35%. A alta das passagens aéreas, que subiram 23,75%, foi o principal fator que influenciou o resultado.

No ano, o IPCA-15 acumula 3,96%. Em 12 meses, o índice foi de 5,05%, acima dos 5% do mês anterior. Sete dos nove grupos pesquisados tiveram alta em outubro, com destaque para o transporte, que subiu 0,78% e teve o maior impacto positivo na taxa.

Por outro lado, a queda dos preços dos combustíveis, especialmente da gasolina, que caiu 0,56%, ajudou a segurar a inflação. O item alimentação e bebidas também teve recuo de 0,31%, puxado pela baixa do leite longa vida, do feijão-carioca, do ovo de galinha e das carnes.

O IBGE coletou as informações de preços entre 15 de setembro e 13 de outubro. O IPCA-15 se refere às famílias com renda de um a 40 salários-mínimos e abrange as principais regiões metropolitanas do país, além de Brasília e Goiânia. Em setembro, a inflação oficial foi de 0,26%.

EM ALTA

Sair da versão mobile