Noticias

Prefeito de Juazeiro do Norte, empresários e secretária são alvos de operação que investiga fraude em contratos

Published

on

O prefeito de Juazeiro do Norte, Glêdson Bezerra (Podemos), a atual secretária de Meio Ambiente do município, um ex-secretário municipal e três empresários foram alvos de uma operação realizada nesta quarta-feira (13) pelo Ministério Público do Ceará (MPCE). A investigação está focada em fraudes relacionadas a contratos milionários na área de limpeza urbana e coleta de lixo.

Segundo o Ministério Público, um dos três empresários sob investigação fez uma doação para a campanha eleitoral do atual prefeito de Juazeiro do Norte em 2020. Em troca, após a eleição, ele teria “recebido” o controle da Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos.

De acordo com as informações do MP, o empresário que realizou a doação inicialmente indicou seu genro para assumir o comando da secretaria. Posteriormente, ele indicou uma funcionária de sua própria empresa.

Durante a gestão de Glêdson Bezerra, a Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos teve apenas dois secretários: Diogo dos Santos Machado, que liderou a pasta de janeiro de 2021 a agosto de 2022, e Genilda Ribeiro Oliveira, empossada em setembro de 2022.

Por meio do controle da secretaria, o empresário teria fechado contratos milionários com o município de Juazeiro do Norte, incluindo o contrato de limpeza pública municipal. A investigação aponta indícios de que esses contratos foram fraudulentos, com violação do caráter competitivo dos processos licitatórios.

Em entrevista à reportagem, Glêdson Bezerra afirmou que não está respondendo a nenhum processo e que está sendo vítima de perseguição política.

“Os agentes envolvidos na operação estão cumprindo seu dever, assim como eu, que sou policial. No entanto, tenho absoluta certeza de que estou sendo alvo de uma grave perseguição política”, declarou o prefeito. “Eu já esperava por isso, só não sabia quando e onde aconteceria”.

A operação “Nullum Pactum” resultou no cumprimento de 14 mandados de busca e apreensão nas cidades de Juazeiro do Norte, Aquiraz e Tejuçuoca.

EM ALTA

Sair da versão mobile