Iguatu

Populares prestigiam desfile cívico em Iguatu

Published

on

Escolas municipais, do estado, entidades de serviço e corporações de segurança participaram do tradicional desfile cívico. Neste ano, o desfile voltou a ser realizado pela manhã e nas Ruas Adeodato Matos e Dr. João Pessoa, corredor onde historicamente, aconteciam a Parada Militar e Estudantil.

Na sede do 10º Batalhão de Polícia Militar de Iguatu, houve hasteamento do Pavilhão Nacional, pelo prefeito Ednaldo Lavor, comandante da polícia militar, Fábio Erick, e do presidente do legislativo municipal, Mário Rodrigues, além de assessores e secretários municipais. Na qualidade de prefeito, Ednaldo desfilou pela segunda vez no conhecido ‘jeepe aberto’. “Devemos fortalecer o sentimento de amor à pátria, construir um futuro com o mais puro sentimento cívico. E para isso nada melhor do que perto do povo que é papel fundamental na construção de politicas mais satisfatórias”, disse.

O gestor e o comandante do 10º BPM abriram o desfile após a revista das tropas. Os pelotões do BP Raio, Ronda, FTA e POG, por cada trecho que percorriam arrancavam aplausos da população que enfrentou o forte calor.

As crianças se encantaram com o sincronismo da marcha dos militares. A pequena Anja Boaventura foi uma dessas que com a bandeira na mão foi acompanhada de seus pais, Felipe e Alessandra, para prestigiarem o desfile. “Temos que resgatar o respeito à nação e as entidades e os poderes. Por isso trazemos a família e vem a caráter e incutir nas crianças esse sentimento”, disse Felipe Boaventura.

O palanque com os políticos e autoridades foi armado na Praça da Matriz – (Foto Jan Messias/Mais FM)

Estudantes de dezenas de escolas da municipal de ensino da área urbana e rural, apresentaram a temática central: ‘Educar para a Nação’, levando às ruas as características e discussões sobre a preocupação de construir uma consciência nacional, a preocupação com a formação do sentimento patriótico. 26 escolas da rede pública participaram do desfile e durante a semana todas as 46 instituições desenvolveram atividades de maneira independente.

Neste ano, o desfile voltou a ser realizado pela manhã e nas Ruas Adeodato Matos e Dr. João Pessoa (Foto Jan Messias/Mais FM)

Com boa parte de sua infância morando em São Paulo, Ítalo Costa, aluno do ensino fundamental do Colégio CAIC, pela primeira vez desfilou em solo iguatuense. A instituição de ensino trabalhou a temática ‘Geografia de Iguatu’, assunto que fez o estudante conhecer de perto o município que escolheu morar. “Conheci os nomes dos bairros da cidade e saber um pouco da história, isso me chamou mais atenção em abordar o assunto”, pontou.

A Banda Municipal “Maestro Manoel Ferreira Lima”, primeira a puxar os pelotões, comemorou na oportunidade 32 anos de trabalhos. Sob a regência de Mano Prudêncio para o desfile cívico o som entoado pelos músicos é diferente das apresentações no decorrer do ano com canções militares e resgate dos ‘dobrados’ que eram tocados nos eventos de antigamente.

O prefeito Ednaldo desfilou no popular jipe aberto – (Foto Jan Messias/Mais FM)

Carros e motos

As quase 4 horas de desfile reuniram diversos populares nas calçadas e cruzamentos do trajeto. A novidade desse ano ficou por conta do desfile dos amantes do fusca. Com seus carros os membros do Iguatu Fusca Club percorreram o trajeto chamando a atenção dos espectadores. Assim como os clubes de motoqueiros de Iguatu marcaram o encerramento com seus veículos de duas rodas de grande porte.

Grito dos Excluídos

Entre um desfile e outro manifestantes e representantes de movimentos populares realizaram a tradicional marcha “Grito dos Excluídos” que trouxe como bandeira de luta o fim da violência e da desigualdade social e palavras de ordem aos políticos cearenses que votaram a favor de reformas trabalhistas e da previdência.

EM ALTA

Sair da versão mobile