Os três homenageados serão agraciados com a comenda mais tradicional do clube de serviço – Foto Divulgação

O Rotary Club de Iguatu realiza amanhã (sábado, 08) a entrega do Troféu Roberto Costa durante a 55ª EXPOIGUATU. Seguindo a tradição, foram escolhidos três nomes dentre eles um de atual rotariano, outros dois nomes foram deliberados através de votação nominal no mês de agosto.

Homenageados

O empresário e rotariano, José Mota Luciano (Dedé Duquesa), o atual prefeito Ednaldo Lavor Couras e Alfredo Felipe (in memoriam) serão os homenageados deste ano.

Alfredo Felipe – (in memoriam)

Alfredo Felipe Vieira, nasceu no Sitio Baixiozinho município de Iguatu. Iniciando sua carreira profissional aos 14 anos de idade, ainda jovem e com grandes expectativas de crescimento, porém seu primeiro emprego foi como office boy, na empresa A Moreno.

Casou-se aos 18 anos com Vera Lucia, construindo uma família sólida com duas filhas, Ludimylla Felipe e Camylla Felipe. Em 1985, deu início a sua carreira como empresário, com os primeiros passos do grupo servelétrica, naquele ano uma oficina de rebobinagem de motores.

Foi eleito vereador em 1993 e permanecendo por dois mandatos consecutivos. Durante esse período esteve como presidente da câmara por dois anos.

Falecido em 06 de julho de 2018. Alfredo deixou um legado, que põe o grupo servelétrica como uma das maiores empresas do agronegócio no estado do Ceará.

Enaldo Lavor

A trajetória política e comunitária teve início aos 15 anos de idade, onde em 1989 foi presidente do Clube de Jovens da Vila Estrada, quando ficou no cargo entre o biênio 1992/1994. Em seguida foi presidente da Associação de Moradores da mesma localidade. Em 2004, foi eleito vereador com 984 votos, sendo o mais votado do Distrito de Alencar, o quinto mais votado de Iguatu e o único novato na Câmara Municipal na época.

Em 2008 foi reeleito vereador. Na ocasião, triplicou sua votação, passando de 984 para 2.657 votos, sendo o mais votado da história do distrito de Alencar. Com este reconhecimento e expressiva votação, chegou a ser presidente da Câmara Municipal de Iguatu por dois mandados.

Em 2012, Ednaldo Lavor recebeu convite para formar chapa com o então candidato a prefeito de Iguatu. Em 2014, seguiu carreira política agregando e formando novas parcerias. No ano de 2016 foi candidato a prefeito de Iguatu, obtendo 31.557 votos, sendo eleito o prefeito da cidade com maioria de 11.118 votos sobre o seu concorrente.

Dedé Duquesa

Francisco José Mota Luciano ‘Dedé Duqueza’ é um cearense de Saboeiro,. Homennageado na categoria “Rotariano”, passou a integrar o quadro de sócios do Rotary Club de Iguatu no ano de 2013. No mesmo período foi eleito vice-presidente do Sindicato Regional dos Empregadores Lojistas-Sindilojas, Iguatu.

Em 2014 foi eleito para administrar a Câmara de Dirigentes Lojistas-CDL de Iguatu no período de Janeiro de 2015 a dezembro de 2017. Foi o 17º presidente da entidade, desde o ano de 1965, quando a CDL foi oficialmente fundada. Foi eleito com a tarefa de organizar os eventos alusivos ao cinquentenário da CDL comemorado em 2015.

Em 1992 foi eleito vereador em Iguatu, tendo sido eleito com votação expressiva.

No ano de 1988 tornou-se Bacharel em Direito e tendo sido aprovado no exame da OAB-Ordem dos Advogados do Brasil, subseção Ceará. Naquele mesmo ano a pedido de seu pai o também empresário José Duqueza, passou a gerir empresa Jodiesel, do segmento de retífica de motores.

Sobre o Troféu

Criado há 8 anos pelo Rotary Club, o troféu Roberto Costa é uma das comendas mais importantes da instituição. Tem como propósito lembrar o nome de um dos rotarianos mais ilustres. Roberto Costa (in memoriam) foi presidente do club por três oportunidades e do parque de exposições. Engenheiro agrônomo, e prefeito de Iguatu, Roberto Costa faleceu em um acidente de automóvel no ano de 1994.

O troféu que leva o seu nome também objetiva homenagear homens e mulheres de bem, cidadãos honrados de Iguatu, com reconhecido trabalho de desenvolvimento socioeconômico, cultural, agropecuário e comercial, assim também como a relevante cooperação em ações de cunho social em prol das famílias carentes, além de indiretamente ajudar a fortalecer a Expoiguatu.