Ceará
Polícias Civil e Militar do Ceará somam 2 mil agentes afastados por Covid-19
As polícias Civil e Militar do Ceará somam 2 mil agentes afastados por apresentar sintomas da Covid-19 – entre casos confirmados e suspeitos. Cinco policiais já morreram pela doença. Os dados são da Associação dos Delegados de Polícia Civil do Ceará (Adepol) e da Polícia Militar do Ceará (PMCE).
Solicitada, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS) não forneceu os números de servidores afastados pela doença. Em nota, a Pasta garantiu “que não há comprometimento na realização dos trabalhos de servidores do Sistema de Segurança Pública do Estado em consequência da pandemia do novo coronavírus (Covid-19)”.
Na Polícia Civil, segundo dados repassados pela Adepol na última segunda-feira (18), aproximadamente 400 servidores estão de atestado médico por sintomas da doença, sendo que pelo menos 300 deles têm a confirmação por exame. Isso representa uma queda de 13,3% no efetivo da Instituição, que conta com cerca de 3 mil policiais.
Enquanto na Polícia Militar, conforme dados oficiais do último sábado (16), obtidos pelo G1, 1.656 policiais militares estavam afastados por apresentarem os sintomas da Covid-19, dos quais 255 tiveram a confirmação da doença. O que significa uma diminuição de cerca de 7,5% no quadro da ativa da Corporação, que tem mais de 22 mil militares.
Perda de efetivo
O presidente em exercício da Associação dos Delegados de Polícia Civil do Ceará (Adepol), delegado Gustavo Pernambuco, afirma que “a Polícia Civil, como um todo, vem sofrendo com o aumento dos casos de coronavírus no Estado. Nas delegacias, os atendimentos continuam a ser realizados, no momento dos flagrantes e no recebimento da população”.
Outro policial civil, que não quis se identificar, conta que, na delegacia onde é lotado, há muitos policiais afastados com suspeita da doença. “Estamos trabalhando em escala reduzida e com revezamento de efetivo. Isso consequentemente atrapalha nas investigações porque estamos dando prioridade apenas a casos bem graves e o processo corre mais lento”, revela.
O delegado Gustavo Pernambuco já teve a Covid-19. Com sintomas leves, ficou curado e voltou ao trabalho. Ele assumiu a presidência da Adepol justamente após a morte do então presidente, o delegado Milton Castelo Filho, por Covid-19, no dia 15 de abril deste ano.
A Polícia Militar já perdeu quatro integrantes pela doença. Entre eles, o tenente-coronel João Océlio Atanazio Alves, de 50 anos, que morreu no dia 8 de abril último. Ele tinha hipertensão e ficou hospitalizado durante semanas.
Ações da Secretaria
Além de garantir que o trabalho das polícias está normal, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social informou “que elaborou um plano de enfrentamento à doença visando à preservação da integridade física de seus agentes da segurança pública e à manutenção dos serviços essenciais em todo o Estado do Ceará”.
A Pasta já entregou 70 mil máscaras de proteção facial para os profissionais da Segurança Pública, sendo 20 mil apenas na última segunda-feira (18), além de outros equipamentos de proteção.
A SSPDS disse ainda que acompanha os casos suspeitos e disponibiliza a realização de testes rápidos para detectar a presença do vírus, bem como orienta os profissionais que sejam encaminhados para unidades de saúde.
Fonte: G1 CE
-
Iguatu1 semana atrásIguatu é acionado na Justiça por falhas em repasses de consignados; bancos terão que apresentar relatórios
-
Cultura2 semanas atrásMinistério da Cultura, Fundação Raimundo Fagner e Grupo Três Corações apresentam nova produção cênico-musical inspirado em Dom Quixote em Fortaleza e Orós
-
Noticias2 semanas atrásDistribuição do vale-recarga de gás de cozinha começa nesta segunda (24); veja quem pode receber
-
Noticias2 semanas atrásLula retorna ao Ceará para lançar Polo Automotivo e dar início à produção do Chevrolet Spark
-
Mundo1 semana atrásVulcão na Etiópia entra em erupção pela primeira vez em milhares de anos
-
Noticias1 semana atrásVoos internacionais são suspensos na Venezuela após alerta sobre intensificação militar
-
Educação1 semana atrásNovas suspeitas indicam que Edcley vazou mais itens do Enem antes da prova
-
Noticias1 semana atrásNikolas Ferreira recebe condenação de R$ 40 mil por comentário contra mulher trans

