Policial
Polícia prende homem que usava GPS de carros-pipa para simular entrega de água em Iguatu
Um condutor de um veículo FIAT Pálio foi preso no sábado, 10, em Iguatu, na CE 375 no Km 110 (trecho Iguatu/Jucás), com quatro equipamentos de GPS utilizados pelo Exército Brasileiro para fiscalizar o itinerário de pipeiros. Os objetos foram encontrados em uma mochila e debaixo dos bancos do veículo.
Segundo o comandante da Polícia Rodoviária Estadual (PRE) do posto de Iguatu, sargento Cristiano, o suspeito simulava o percurso de caminhões-pipa para fraudar a distribuição de água na Região Centro-Sul. “Recebemos a informação dos militares do Exército que esse equipamento estava com recargas inconstantes. E que ele poderia estar na região, burlando o sistema. Em uma série de abordagens intensificadas pela operação carnaval, conseguimos recuperar os objetos”, contou.
Conforme o sargento Cristiano, o sistema de monitoramento via GPS é entregue quando o pipeiro assina o contrato para prestar o serviço e concorda com as normas do Exército. Com o uso do G-Pipa é possível fiscalizar se o caminhoneiro coletou água no manancial autorizado (com água potável) e fez a distribuição correta.
Segundo o sargento Orlando, do Exército brasileiro, o pagamento do serviço é feito com base nos dados enviados pelo equipamento. No entanto, para fugir desta fiscalização os pipeiros retiraram os equipamentos dos caminhões e colocam em outros veículos de consumo de combustíveis menor, para que cumpra o itinerário, porque a intenção deles era não entregar a água. “O GPS deveria estar acoplado em um caminhão para indicar os locais percorridos pelos veículos que distribuem água à população afetada pela seca”, disse.
Após a prisão do motorista Francisco Welinton Alves da Silva, 30, a polícia tenta prender o dono dos equipamentos. Os dois serão autuados por crime de estelionato e o caso pode ser encaminhado para a Polícia Federal, já que o pagamento da Operação Pipa é feito através de recurso público da União. “Welinton não possui passagens pela polícia e o veículo estava em situação regular. Tudo contribuía para que se chamasse menos atenção possível. Mas conseguimos êxito na ação”, finalizou o policial.
Prática comum
No mês de maio do ano passado um homem identificado como Felipe Inácio de Oliveira, 24, foi preso, em Orós, também portando um aparelho GPS. Na época foi verificado, por meio do sistema de controle de abastecimento, que o veículo portador do GPS teria realizado somente três recargas d’água. O suspeito usava a moto para simular o mesmo caminho, mas sem distribuir o recurso hídrico.
-
Iguatu1 semana atrásIguatu é acionado na Justiça por falhas em repasses de consignados; bancos terão que apresentar relatórios
-
Cultura2 semanas atrásMinistério da Cultura, Fundação Raimundo Fagner e Grupo Três Corações apresentam nova produção cênico-musical inspirado em Dom Quixote em Fortaleza e Orós
-
Noticias2 semanas atrásDistribuição do vale-recarga de gás de cozinha começa nesta segunda (24); veja quem pode receber
-
Noticias2 semanas atrásLula retorna ao Ceará para lançar Polo Automotivo e dar início à produção do Chevrolet Spark
-
Noticias1 semana atrásVoos internacionais são suspensos na Venezuela após alerta sobre intensificação militar
-
Educação1 semana atrásNovas suspeitas indicam que Edcley vazou mais itens do Enem antes da prova
-
Mundo1 semana atrásVulcão na Etiópia entra em erupção pela primeira vez em milhares de anos
-
Noticias1 semana atrásNikolas Ferreira recebe condenação de R$ 40 mil por comentário contra mulher trans

