Policial

Polícia apreende arma e munição na região onde ocorreu chacina em Fortaleza

Published

on

Ação é resultado de uma operação conjunta da Polícia Civil e Polícia Militar, que reforçaram a segurança na região.

Uma operação conjunta da Polícia Militar e Polícia Civil apreendeu uma pistola, dois carregadores, munição de fuzil e droga que estavam escondidos em uma área de mata próximo ao campo do Alecrim, no Bairro Sapiranga, onde ocorreu a chacina que deixou cinco mortos em Fortaleza.

Desde a noite do crime, no sábado (25), durante uma festa de Natal em um campo de futebol, a polícia reforçou a segurança na região com uma base com equipamentos tecnológicos para ajudar no policiamento, como câmeras que monitoram a uma distância de um quilômetro.

Segundo o major Dyego Barcelos, supervisor da Polícia Militar da capital, cães farejadores auxiliaram os agentes na descoberta do material.

“O material estava nessa comunidade chamada Campo do Alecrim, no Bairro Sapiranga. Os policiais militares e os policiais civis foram mobilizados, também conseguimos trazer nossos cães farejadores e conseguimos encontrar 400 gramas de maconha, uma pistola 9 milímetros, 19 munições e também 13 munições de fuzil. Um material de alto poder destrutivo”, relata Dyego Barcelos.

Para o major, a apreensão irá ajudar a combater os crimes na região. “Para quem não conhece, fuzil é uma arma de guerra. Vários deixarão de acontecer por essa apreensão que foi feita”, afirma o agente.

Apreensões anteriores
Horas após o crime, na tarde de domingo (26), houve disparos de tiros na região e um jovem de 19 anos foi preso com uma pistola e munições. A polícia investiga se o suspeito tem relação com a matança ocorrida durante uma festa de Natal.

Durante a ocorrência, uma aeronave da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) deu apoio aos policiais, que capturaram Talyson Alves da Cunha. O suspeito, que já tem antecedentes criminais por tráfico de drogas, foi levado ao 13º Distrito Policial (13º DP), onde foi autuado em flagrante por porte ilegal de arma.

Antes disso, outra ocorrência foi registrada na Sapiranga pela Polícia Militar. Na madrugada de domingo (26) outro jovem, dessa vez de 21 anos, foi flagrado com um revólver e munições. Também não há confirmação que ele tenha participado da chacina.

José Robson Alencar dos Santos foi conduzido ao 13º DP, onde foi autuado em flagrante por porte ilegal de arma de fogo e receptação.

Prisão do mandante da chacina

Um dos homens apontado como mandante da chacina que matou cinco pessoas em Fortaleza foi preso nesta segunda-feira (27). Ele foi alcançado enquanto tentava fugir, conforma a Secretaria da Segurança Pública.

Nesta terça-feira (28), o suspeito de ordenar o crime, João Ricardo Sousa da Silva, conhecido como “Das Facas” ou “RJ”, teve a prisão em flagrante convertida para preventiva após passar por audiência de custódia. Ele já responde por homicídio.

As investigações, até o momento, apontam como motivo para a chacina uma rixa interna entre membros de uma mesma facção criminosa. Eles disputavam o domínio do tráfico de drogas na região da Sapiranga.

Até o momento, 12 pessoas foram capturadas. O último foi um adolescente de 17 anos, localizado na tarde desta terça-feira (28), no município de Maranguape, Região Metropolitana de Fortaleza. Ele foi conduzido para a Delegacia da Criança e do Adolescente.

Dois suspeitos de terem realizado a chacina da Sapiranga, em Fortaleza, tiveram suas prisões em flagrante convertidas em preventivas pelo Tribunal de Justiça do Ceará, nesta segunda-feira (27), durante audiência de custódia. Segundo a decisão, eles foram reconhecidos como executores das mortes.

Vítimas
Cinco vítimas morreram ainda no local dos assassinatos. Outras seis pessoas foram socorridas a unidades de saúde em Fortaleza. Até então, as informações oficiais apontavam que uma das vítimas hospitalizadas, uma mulher, também havia morrido. Contudo, na última atualização, às 19h41 desta terça-feira (28), a SSPDS informou que, ao realizar uma nova checagem na situação das vítimas, foi verificado que a mulher estava viva.

Vídeos divulgados pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa mostram o momento da chegada à delegacia de seis suspeitos presos por participarem da chacina.

Segundo Harley Filho, diretor do Departamento de Homicídios, das seis mortes já confirmadas pelos órgãos de segurança, cinco eram homens. Esta foi a sétima chacina ocorrida no Ceará em 2021, resultando na morte de 32 pessoas nesse tipo de crime.

Ainda conforme o diretor do Departamento de Homicídios, com alguns dos suspeitos foram apreendidas seis pistolas e dois kits roni, acessórios utilizados para transformar a arma em uma submetralhadora.

“Tão logo tomamos conhecimento acerca dessas mortes, a Polícia Civil iniciou as investigações de segmento, colocamos algumas equipes na rua pra tentar identificar a autoria, apreender as armas de fogo e, diante desse contexto, e com ajuda da população, conseguimos obter êxito em localizar uma casa onde indivíduos estariam portando armas de fogo e seriam realmente suspeitos desse crime”, afirmou.

O delegado confirmou que as vítimas estavam em um momento de celebração de Natal em um campo de futebol quando foram surpreendidas pelos autores do crime. Ele ressaltou que algumas pessoas conseguiram fugir dos assassinos, mas outras foram baleadas e são consideradas vítimas tentadas.

Fonte: G1 CE

EM ALTA

Sair da versão mobile