Brasil

Plataforma do Desenrola pode beneficiar pequenos produtores rurais endividados

Published

on

Uma plataforma desenvolvida pelo Ministério da Fazenda e pela B3 para leiloar descontos no programa Desenrola poderá ser usada também para ajudar pequenos produtores rurais a renegociar suas dívidas. Foi o que anunciou o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, depois de se reunir com o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, na noite de segunda-feira (23).

Haddad disse que a plataforma é um ativo que pode ser aproveitado para outras finalidades e que colocou à disposição do MDA a mesma ferramenta usada no Desenrola. Ele explicou que Teixeira tinha solicitado um programa de renegociação para os agricultores familiares e que a plataforma não poderia ser usada agora por causa da terceira fase do Desenrola.

A terceira fase do Desenrola começou no início do mês e oferece descontos de até 83% para dívidas de até R$ 5 mil de quem ganha até dois salários mínimos. O programa abrange nove setores da economia, como serviços financeiros, varejo, energia e educação. Em alguns casos, os descontos podem ser maiores, dependendo da atividade.

Para participar do Desenrola, o consumidor precisa se cadastrar no Portal gov.br e acessar a plataforma no site www.desenrola.gov.br. Lá, ele pode escolher uma empresa ou instituição financeira inscrita no programa e ver as opções de renegociação. A plataforma mostra as dívidas em ordem decrescente de desconto e permite ao devedor selecionar o número de parcelas e pagar online.

EM ALTA

Sair da versão mobile