Brasil
PIS/Pasep 2022 inicia pagamentos nesta terça; veja calendário
Começam nesta terça-feira (8) os pagamentos do PIS/Pasep 2022, ano-base 2020. Os primeiros a receber são os trabalhadores nascidos em janeiro que se enquadram nos requisitos do PIS.
Em seguida, na quinta-feira (10), o abono salarial será pago aos nascidos em fevereiro.
Já o Pasep começa a ser pago no dia 15 deste mês.
No caso do PIS, destinado a trabalhadores da iniciativa privada, os calendários seguem o mês de nascimento dos beneficiários. No Pasep, pago a servidores públicos, é usado o número final da inscrição.
Outra diferença diz respeito às entidades pagadoras: Caixa para o PIS e Banco do Brasil para o Pasep.
CONSULTA NA CAIXA
A Caixa liberou na terça-feira (1º) a consulta aos valores do abono do PIS nos aplicativos Caixa Trabalhador e Caixa Tem.
Os valores já podiam ser consultados desde a semana passada no aplicativo Carteira de Trabalho Digital ou pela central telefônica 158.
CALENDÁRIO DO PIS 2022
Nascidos em janeiro: 08/02
Nascidos em fevereiro: 10/02
Nascidos em março: 15/02
Nascidos em abril: 17/02
Nascidos em maio: 22/02
Nascidos em junho: 24/02
Nascidos em julho: 15/03
Nascidos em agosto: 17/03
Nascidos em setembro: 22/03
Nascidos em outubro: 24/03
Nascidos em novembro: 29/03
Nascidos em dezembro: 31/03
CALENDÁRIO DO PASEP 2022
Final da inscrição 0-1: 15/02
Final 2-3: 17/02
Final 4: 22/02
Final 5: 24/02
Final 6: 15/03
Final 7: 17/03
Final 8: 22/03
Final 9: 24/03
QUEM TEM DIREITO?
Quem recebeu, em média, até dois salários mínimos por mês com carteira assinada (CLT) e trabalhou por, pelo menos, 30 dias, no ano de 2020.
É preciso também estar inscrito no PIS-Pasep há pelo menos cinco anos, com informações atualizadas pelos empregadores na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).
COMO SABER SE TENHO DIREITO AO PIS?
PIS (trabalhador de empresa privada):
No Aplicativo Caixa Trabalhador
No site da Caixa
Pelo telefone de atendimento da Caixa: 0800 726 0207
Fonte: Diário do Nordeste
-
Brasil2 dias atrásConselho Nacional de Política Cultural recebe inscrições até 22 de setembro
-
Curiosidades3 dias atrásMaturidade, e não criação, pode explicar comportamento de quem nasceu entre 1955 e 1978
-
Ceará3 dias atrásEquipe conquista ouro na Olimpíada de História em homenagem a estudante cearense em tratamento contra câncer
-
Brasil2 dias atrásBanco do Nordeste terá R$ 60,9 bilhões para financiar projetos em 2027
-
Mundo2 dias atrásONU aprova novo mapa-múndi para mostrar tamanho real dos continentes
-
Entretenimento3 dias atrásRock in Rio 2026: veja as principais mudanças e novidades na Cidade do Rock
-
Brasil3 dias atrásQuase 2 milhões de brasileiros trabalham por meio de aplicativos, aponta IBGE
-
Economia3 dias atrásBancos fecham as portas na segunda-feira (7) durante feriado da Independência
