Brasil
PIB do Brasil cresce 0,4% no 2º trimestre de 2025 e registra alta de 2% na economia em relação a 2024, aponta IBGE
O Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil cresceu 0,4% no segundo trimestre de 2025 em comparação ao trimestre anterior, atingindo o maior nível desde 1996, conforme divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça-feira (02). Em relação ao mesmo período de 2024, a economia teve alta de 2,2%, enquanto o crescimento acumulado dos últimos quatro trimestres chegou a 3,2%. O PIB brasileiro atingiu o valor de R$ 3,2 trilhões, refletindo uma trajetória positiva para a economia nacional.
Analisando pela ótica da produção, os setores de serviços e indústria cresceram 0,6% e 0,5%, respectivamente, enquanto a agropecuária recuou 0,1% no segundo trimestre de 2025. Já pelo lado do consumo, as famílias aumentaram seus gastos em 0,5%, enquanto o consumo do governo caiu 0,6% e os investimentos tiveram queda de 2,2%. Contudo, no segundo semestre de 2024, a agropecuária destacou-se com uma alta de 10,1%, impulsionada principalmente pelo ganho de produtividade em diversos produtos da lavoura, o que contribuiu para o crescimento geral do período.
Para 2025, as expectativas apontam para uma continuidade do crescimento econômico. O Banco Central, por meio do Boletim Focus, prevê uma alta de 2,19% no PIB, enquanto a Secretaria de Política Econômica do Ministério da Fazenda estima uma expansão de 2,5%. O ano de 2024 terminou com um crescimento de 3,4%, marcando o quarto ano consecutivo de expansão da economia brasileira e a maior alta desde 2021, quando o PIB avançou 4,8%.
-
Iguatu2 semanas atrásPlantão especial para o recebimento da documentação para Casamento Comunitário Civil, nesse sábado em Iguatu
-
Noticias2 semanas atrásProcon notifica Aeroporto de Fortaleza por retirada de cadeiras para passageiros e visitantes
-
Esportes2 semanas atrásIguatu e Tirol ficam no empate sem gols no Morenão pelo Cearense
-
Brasil2 semanas atrásFies abre prazo para complementação de inscrições postergadas
-
Ceará2 semanas atrásEntenda como funciona a operação que evita que os rios sequem no Ceará
-
Economia2 semanas atrásLula sanciona lei final que regulamenta a reforma tributária no Brasil
-
Ceará2 semanas atrásSobrinho de deputada do Acre morre afogado no Ceará ao tentar salvar as filhas
-
Iguatu2 semanas atrásARTIGO – Enéas, Trump e o fim da paz armada

