Connect with us
SSPDS.CE.GOV.BR

Brasil

PF destrói 40 balsas e Aeronáutica antecipa fechamento de espaço aéreo sobre reserva

Publicado

on

Em uma semana, a operação integrada das autoridades federais contra os garimpeiros em terras dos ianomâmi na Amazônia já destruiu 40 balsas e quatro aeronaves usadas pelos criminosos. Os dados foram divulgados ontem pela Polícia Federal, que integra a Operação Libertação junto com Funai, Ibama, Forças Armadas e Força Nacional de Segurança Pública. Foram apreendidas 16 toneladas de cassiterita — outro minério buscado pelos garimpeiros –, 7.000 litro de combustível e outros insumos e equipamentos. De acordo com a PF, o hospital de campanha montado pela FAB já fez 1.300 atendimentos ao ianomâmi. (Folha)

O governo deve antecipar o fechamento do espaço aéreo sobre a Terra Indígena Ianomâmi como forma de agilizar a saída dos garimpeiros que ainda estão ilegalmente na região, segundo o ministro da Justiça Flávio Dino. No início da semana, a FAB havia estendido até 6 de maio o prazo para que garimpeiros e não indígenas usassem três corredores aéreos para deixar voluntariamente a região. Dino, porém, vai se reunir na próxima quarta-feira com o ministro da Defesa, José Múcio, para discutir o fechamento desses corredores. (Metrópoles e Jornal Nacional)

Para ler com incredulidade. O Senado criou uma comissão temporária para acompanhar a situação dos ianomâmi. Até aí, tudo bem, não fosse o fato de a presidência ter sido entregue ao senador Chico Rodrigues (PSB-RR). Ex-governador de Roraima, ele é conhecido pela defesa enfática dos garimpeiros, a quem chama de “trabalhadores esquecidos”. Também foi contra a destruição do equipamento usado na extração de ouro, mesmo ilegal. Em 2020, foi flagrado com R$ 33 mil na cueca durante uma operação da PF em sua casa.

Continue lendo
anúncio

Novidades

anúncio

EM ALTA

Rádio Ao Vivo – Mais FM Iguatu
Pronto para tocar
Baixar App