Noticias
Pesquisadores desenvolvem primeira caneta de adrenalina brasileira para alergia grave
Um grupo de pesquisadores brasileiros desenvolveu a primeira caneta de adrenalina autoinjetável do país.
Um grupo de pesquisadores brasileiros desenvolveu a primeira caneta de adrenalina autoinjetável do país. Este dispositivo permite que pacientes administrem a medicação por conta própria em casos de reações alérgicas graves e potencialmente fatais, conhecidas como anafilaxia.
Conforme informações da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (Asbai), a adrenalina é atualmente o único medicamento disponível para tratar anafilaxia. No entanto, o modelo autoinjetável só pode ser adquirido no Brasil por importação, o que torna seu custo extremamente elevado.
Rozental destacou que, desde 2018, com a quebra do monopólio, as opções genéricas de canetas no mercado externo reduziram significativamente o preço do dispositivo. “Mas ainda assim continuava exorbitante”, afirmou.
“A maior parte da população brasileira, tanto pelo Sistema Único de Saúde (SUS) quanto na rede privada, não tem acesso ao dispositivo. O que fizemos foi estruturar, observando canetas já existentes no mercado. O processo foi muito rápido. Começamos a conversar no ano passado e agora já temos um protótipo funcional”, explicou.
-
Iguatu1 semana atrásPrefeitura acusa SPUMI de burlar decisão judicial e pede ao TJCE restrições; juristas apontam possíveis inconstitucionalidades nos pedidos
-
Noticias1 semana atrásLa Niña fraca em 2026 deve trazer chuvas acima do normal no Nordeste e períodos secos no Sul
-
Noticias1 semana atrásHeineken desativa fábrica no Ceará para concentrar operações na unidade de Pernambuco
-
Noticias1 semana atrásMaciço de Baturité ganhará hospital público batizado em homenagem ao Papa Francisco
-
Ceará5 dias atrásSeis pessoas são detidas suspeitas de participar de fraude em um concurso público no interior do Ceará
-
Iguatu2 semanas atrásApós descontar salários, Prefeitura pede multa de R$ 5 mil por servidor e R$ 10 mil ao SPUMI; sindicato reage e acusa gestão de ilegalidades
-
Noticias1 semana atrásMorre, aos 75 anos, Cary-Hiroyuki Tagawa, ator de Mortal Kombat
-
Noticias1 semana atrásFortaleza divulga programação completa do Réveillon 2026 com celebrações em três polos da cidade

