Connect with us
SSPDS.CE.GOV.BR

Noticias

Pesquisa sugere que beber uma xícara de café por dia pode reduzir a pressão arterial e diminuir o risco de arritmia

Publicado

on

Um estudo inédito realizado pela Universidade da Califórnia, em São Francisco (UCSF), em parceria com a Universidade de Adelaide, na Austrália, revelou que o consumo diário de uma xícara de café pode reduzir em até 39% o risco de recorrência de arritmia cardíaca — uma condição caracterizada por batimentos irregulares e acelerados do coração. Segundo o eletrofisiologista Gregory Marcus, da UCSF, a cafeína possui efeito diurético, o que pode ajudar a diminuir a pressão arterial e, consequentemente, reduzir o risco de arritmia. Além disso, outros compostos presentes no café têm propriedades anti-inflamatórias que podem contribuir para a saúde cardiovascular.

Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores acompanharam 200 pacientes com histórico de arritmia cardíaca ou condições semelhantes. Todos foram submetidos a uma cardioversão elétrica, procedimento que utiliza um choque controlado para restaurar o ritmo normal do coração. Após a intervenção, parte dos participantes foi orientada a consumir uma xícara de café com cafeína diariamente durante seis meses, enquanto o outro grupo precisou evitar qualquer tipo de substância com cafeína no mesmo período.

Ao término do estudo, os resultados mostraram que o grupo que manteve o consumo diário de café apresentou um risco 39% menor de recorrência da arritmia. Um dos autores da pesquisa, Christopher Wong, destacou que o achado representa uma mudança importante no entendimento médico sobre o café. Segundo ele, por muitos anos os pacientes com arritmia foram aconselhados a reduzir o consumo da bebida, mas as novas evidências sugerem que o café pode ser seguro e até oferecer proteção ao coração.

anúncio

Novidades

anúncio

EM ALTA